Parece que o artigo que publiquei no último final de semana, comentando sobre as melhores estratégias e mitos para começar a trabalhar e estudar um software 3d, principalmente no que se refere a versão do software gerou muita polêmica. Esse tutorial que estou mostrando hoje, é uma prova que o conhecimento e técnicas usadas na maioria dos softwares 3d são comuns e o conhecimento de um, pode ajudar na adaptação a outras ferramentas.

No último projeto Google Summer of Code, o Blender 3D ganhou um modificador fantástico chamado ShrinkWrap, que permite a um artista 3d modificar um plano ou objeto de maneira que ele se adapte a forma de outro objeto. Ele é muito útil para a criação de roupas em personagens virtuais e até mesmo, para a distribuição e criação de cenários com topografia complexa.

Se você usa apenas o Blender não deve saber, mas o ShrinkWrap não é exclusivo do Blender e já podia ser encontrado em outras ferramentas 3d, como o Softimage XSI que agora é da Autodesk. Quer ver como ele funciona? O tutorial abaixo, mesmo sendo curto mostra bem o seu funcionamento e podemos perceber que a função dele é exatamente a mesma no Softimage XSI e Blender 3D.

No tutorial o autor mostra os diferentes tipos de métodos disponíveis, para que a ferramenta possa interagir com os modelos 3d e deformar os objetos. No Blender 3D a quantidade é menor, mas nada que impeça ou minimize a sua importância. Primeiro é demonstrado um exemplo básico, para depois se trabalhar um personagem 3d mais complexo.

Como é que o Blender ganhou esse tipo de ferramenta? Foi uma cópia? Na parte de desenvolvimento de software, muita coisa é elaborada na forma de algoritmos como pesquisa científica. Por exemplo, alguém escreve uma tese de doutorado sobre um novo método para representar vértices e modelos em 3d, e no final disponibiliza a sua pesquisa para o público.

No caso do Blender, basta alguém com disposição para traduzir o resultado da pesquisa no código fonte do software, e o Softimage também pode usar o mesmo conceito, com algumas possíveis melhorias da sua equipe de matemáticos e programadores, que são bem pagos para executar o serviço.

Quem sabe usar o ShrinkWrap do Blender 3d, não deve ter dificuldades em usar a mesma ferramenta no Softimage XSI, pelo simples fato de ambos usarem o mesmo princípio. Claro que os locais em que as ferramentas estão na interface são diferentes, mas depois que encontramos é tudo mais fácil.