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Yo Frankie! Primeiro open game criado com Blender, disponível para download

Depois de muita espera e expectativa o pessoal da fundação Blender, finalmente disponibilizou para download o jogo completo desenvolvido no projeto Apricot, o Yo Frankie!. Se você ainda está aguardando pela chegada do DVD, que para esse lado do atlântico pode demorar consideravelmente para ser entregue, dependendo da região em que você more, o download vai certamente matar um pouco da vontade. Por enquanto, apenas os arquivos fonte do jogo estão disponíveis, e aos poucos a fundação deve publicar os vídeos e tutoriais que acompanham o DVD do jogo.

Agora, antes que você vá com muita sede ao pote, é importante fazer alguns comentários sobre o jogo em si. Claro que antes de qualquer coisa, todos devem querer testar a jogabilidade e verificar o resultado do trabalho. Mas, pelos comentários que venho encontrando em fóruns e comunidades de usuários do Blender, existe uma boa chance do jogo apresentar problemas ao ser executado em alguns computadores.

Sem falar, que no caso de uma animação é só produzir um arquivo de vídeo e com o codec certo, ele pode ser executado em praticamente qualquer computador.

Isso é reflexo direto da complexidade de um projeto de jogos, que precisa ser testado e verificado em inúmeras configurações de computadores, com placas e sistemas diferentes. Como esse projeto foi um dos mais problemáticos já desenvolvidos pelo instituto Blender, em termos de sincronia de equipe e resultados, a parte de testes ficou comprometida. As pessoas que participaram da equipe, principalmente os artistas do Blender estão de parabéns! Pelo que pude apurar em depoimentos, boa parte dos problemas foi oriundo dos desenvolvedores do Crystal Space. Mas, no final o projeto foi resgatado e quem saiu ganhando foi o Blender, com uma Game Engine cheia de novos recursos.

Como fiquei sabendo disso? Basta visitar o blenderartists.org e você encontra toda a novela, descrita e comentada pelos próprios artistas que trabalharam no projeto. Parece que havia ao mesmo tempo uma competição, para

Bem, agora falando sobre o jogo que é totalmente gratuito. Mesmo que você esteja tentado a fazer o download para jogar, o maior benefício mesmo será no estudo da estrutura do material, com os diferentes níveis e outros detalhes que geram tantas dúvidas no desenvolvimento de jogos com o Blender.

Por enquanto, ainda isso é tudo que pode ser copiado, mas já é de grande ajuda. Os tutoriais devem estar disponíveis em alguns dias, inclusive com opções para streaming no Youtube e Vimeo.

Para encontrar todos os links para o download, visite esse endereço que leva diretamente a página de download do projeto. No total são 200 MB o jogo completo, com versões disponíveis para Windows, Mac OS X e Linux.

2017-04-11T10:33:18+00:00 By |Blender Game Engine|1 Comentário

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um Comentário

  1. bruno maia 01/02/2009 em 5:05 am

    Pelo que vi, allan, foi um jogo que ficou muito bem feitinho e demorou um tempo razoavelmente curto para ficar pronto, mas a repercusão na mídia, especialmente a brasileira, tem sido pouca. Nos fóruns de CG, idem. Ou seja, será que o jogo será relegado a condição de “ilustre desconhecido” somente porque foi feito no Blender (e vá lá todo o preconceito…)?

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