No último artigo do blog, comentei sobre o uso do modificador Shrinkwrap no Softimage XSI e levantei os pontos de semelhança, com a mesma ferramenta no Blender 3D. Agora que você já viu o tutorial no Softimage XSI, podemos conhecer também o procedimento para o Blender. Um tutorial em vídeo, muito bem detalhado foi publicado ontem mesmo, quase que por coincidência co o artigo sobre a ferramenta no Softimage XSI.

O autor do tutorial é o Jonathan Williamson, que faz parte do já consagrado montage Studio, uma das maiores fontes de treinamentos e produção de animações profissionais com o Blender 3D.

O tema do tutorial é excelente para as pessoas que estão querendo trabalhar com modelagem e caracterização de personagens. Pois, o autor usa o modificador do Blender, para criar uma roupa para um personagem virtual, mostrando várias dicas e a configuração necessária para a tarefa. Uma parte muito interessante, que faz o tutorial ficar mais útil ainda é que a simulação da roupa é completa, na verdade é uma camiseta com mangas e tudo mais. Na primeira vez que um usuário usa o ShrinkWrap no Blender, o processo de configuração da deformação não é muito intuitivo, mas com esse vídeo as coisas devem ficar mais claras.

Para acessar o tutorial sobre Blender 3D e ShrinkWrap, visite esse link.

O material não pode ser copiado, apenas assistido. Ainda existe uma opção para download do vídeo em MOV, mas ela é paga.

No início do vídeo, o autor faz uma breve introdução ao que será abordado no tutorial, falando do funcionamento do modificador e alguns detalhes técnicos. O primeiro passo executado no vídeo, é a criação de um cubo que será deformado pelo modificador ShrinkWrap.

Depois aparece uma faceta que poucas pessoas conhecem do modificador, que é o seu lado mais realista. Já presenciei algumas pessoas achando que o modificador trabalha como mágica, em que um cubo sem nenhum tipo de trabalho, se transforma em uma roupa ou outro adereço de um personagem. No tutorial, o autor modela e deforma o cubo, inclusive com modificadores extras como o Mirror, para criar uma forma aproximada, mas não perfeita da roupa.

Com um pouco de edição e ajustes, ele chega ao final do processo com um modelo bem convincente de roupa em 3d. A narração está em inglês, mas é muito fácil seguir o vídeo, a velocidade com que as ações são executadas é bem razoável.