Revista BlenderArt 19 disponível para download: Configurações para animação

Essa semana que passou teve aqui no blog vários artigos relacionados com modelagem 3d, sobre os mais diversos temas. O processo de modelagem é importante em um projeto, mas ele é apenas a primeira fase de um todo que envolve a manipulação do modelo 3d pronto, para criar uma animação ou pequena produção em vídeo. Nesse ponto é que meus alunos geralmente costumam me perguntar; o que eu faço com esses modelos 3d?

Para quem quiser ter uma boa idéia da resposta, a revista BlenderArt 19 pode ajudar em muito, pois o seu tema principal é a configuração ou Rigging de modelos 3d para animação. Essa é uma publicação gratuita, editada por vários artistas 3d especializados em Blender 3D. Portanto, as matérias estão direcionadas ao uso e aplicação no Blender, mas podem muito bem passar por adaptações para utilização em outras ferramentas 3d. A revista pode ser copiada de maneira totalmente gratuita nesse endereço.

Como de costume, depois de ler a revista por inteiro, acabei montando um pequeno sumário com os principais artigos e tutoriais. Assim você pode avaliar melhor, se vale à pena fazer o download da revista, que tem aproximadamente 9 MB.

Antes de começar com o sumário dos tutoriais, no início da revista o editorial fala sobre o medo e dificuldade que a maioria dos artistas iniciantes têm, em começar a trabalhar com esse tipo de configuração mais avançada. O editorial comenta os três itens principais que todo o setup de um personagem ou objeto para animação deve ter:

  • Controles
  • Deformadores
  • Objetos auxiliares

Portanto, se você está pensando em trabalhar com um personagem com estudar animação 3d a sério, deve saber como elaborar esses três elementos.

Agora, podemos conferir o sumário dos artigos:

  • Configurando e deformando a vela de um navio com bones: O tutorial mosta o processo completo, para deformar a vela de um navio, usando os bones. Mas e o Cloth? Softbody? Bem, nesse caso a vantagem do animador é o controle total sobre as deformações.
  • Animando um motor: Aqui temos a descrição completa do processo de configuração de um motor, com os pistões e todas as partes móveis do motor interagindo. Além da parte de animação, o tutorial mostra também a modelagem do motor.
  • Tutorial completo de animação para a esteira de um tanque: Esse é o tutorial mais longo e completo da revista, se todos os outros artigos fossem retirados da revista, apenas esse artigo já valeria o download. No tutorial, o autor nos mostra como é possível criar uma esteira de tanque e configurar a animação e deformação de todos os elementos, desde os pequenos amortecedores até as partes móveis da esteira mesmo. Os arquivos do tutorial, inclusive o material com a animação pronta pode ser copiados de maneira gratuita também, os links estão no texto do tutorial.

Esses são os três principais artigos da revista e são uma ótima fonte de referência para artistas 3d e animadores interessados em usar o Blender 3D, para produzir animações mais sofisticadas.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 comentários sobre “Revista BlenderArt 19 disponível para download: Configurações para animação”

  1. o chato e que e em ingles !!! deu agonia nao entender nada !!

  2. Bah cara tu terias como me indicar ,todo tipo de material existente sobre BLENDER ,na lingua PORTUGUESA ,principalmente sobre MODELAGEM e ANIMAÇÃO DE PERSONAGENS ,se tu poderés me enviar os links sobre tudo que há disponivel em PORTUGUES sobre MODELAGEM E ANIMAÇÃO de personagens com BLENDER eu te seria grato ,OBRIGADO ,aguardo resposta .

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