Essa semana que passou teve aqui no blog vários artigos relacionados com modelagem 3d, sobre os mais diversos temas. O processo de modelagem é importante em um projeto, mas ele é apenas a primeira fase de um todo que envolve a manipulação do modelo 3d pronto, para criar uma animação ou pequena produção em vídeo. Nesse ponto é que meus alunos geralmente costumam me perguntar; o que eu faço com esses modelos 3d?

Para quem quiser ter uma boa idéia da resposta, a revista BlenderArt 19 pode ajudar em muito, pois o seu tema principal é a configuração ou Rigging de modelos 3d para animação. Essa é uma publicação gratuita, editada por vários artistas 3d especializados em Blender 3D. Portanto, as matérias estão direcionadas ao uso e aplicação no Blender, mas podem muito bem passar por adaptações para utilização em outras ferramentas 3d. A revista pode ser copiada de maneira totalmente gratuita nesse endereço.

Como de costume, depois de ler a revista por inteiro, acabei montando um pequeno sumário com os principais artigos e tutoriais. Assim você pode avaliar melhor, se vale à pena fazer o download da revista, que tem aproximadamente 9 MB.

Antes de começar com o sumário dos tutoriais, no início da revista o editorial fala sobre o medo e dificuldade que a maioria dos artistas iniciantes têm, em começar a trabalhar com esse tipo de configuração mais avançada. O editorial comenta os três itens principais que todo o setup de um personagem ou objeto para animação deve ter:

  • Controles
  • Deformadores
  • Objetos auxiliares

Portanto, se você está pensando em trabalhar com um personagem com estudar animação 3d a sério, deve saber como elaborar esses três elementos.

Agora, podemos conferir o sumário dos artigos:

  • Configurando e deformando a vela de um navio com bones: O tutorial mosta o processo completo, para deformar a vela de um navio, usando os bones. Mas e o Cloth? Softbody? Bem, nesse caso a vantagem do animador é o controle total sobre as deformações.
  • Animando um motor: Aqui temos a descrição completa do processo de configuração de um motor, com os pistões e todas as partes móveis do motor interagindo. Além da parte de animação, o tutorial mostra também a modelagem do motor.
  • Tutorial completo de animação para a esteira de um tanque: Esse é o tutorial mais longo e completo da revista, se todos os outros artigos fossem retirados da revista, apenas esse artigo já valeria o download. No tutorial, o autor nos mostra como é possível criar uma esteira de tanque e configurar a animação e deformação de todos os elementos, desde os pequenos amortecedores até as partes móveis da esteira mesmo. Os arquivos do tutorial, inclusive o material com a animação pronta pode ser copiados de maneira gratuita também, os links estão no texto do tutorial.

Esses são os três principais artigos da revista e são uma ótima fonte de referência para artistas 3d e animadores interessados em usar o Blender 3D, para produzir animações mais sofisticadas.