Parece que o espírito natalino está contagiando algumas empresas que fornecem materiais e texturas, para artistas 3d. Um web site chamado Mr.Materials está disponibilizando de maneira totalmente gratuita um pacote com 20 texturas gratuitas em alta resolução, tanto em formato de imagem (png), como um conjunto detalhado de materiais prontos para uso no 3ds Max, Maya e Softimage. Apesar de possuir essa “vantagem” dos materiais prontos com a textura já associada, você pode usar as imagens em qualquer software 3D como o Blender 3D e LightWave, que não estão na lista. Para isso, basta copiar o pacote com as texturas em PNG, e configurar os materiais da maneira como você achar melhor.

A vantagem para quem tem os softwares com os materiais prontos é a comodidade de ter parâmetros como reflexão especular, alpha e outros já configurados previamente. Mas, isso é apenas um extra, sendo o importante mesmo os arquivos de imagem. Pelo que pude perceber, os arquivos das texturas não acompanham nenhum mapa de bump ou displacement, mas é melhor que nada.

Uma boa biblioteca de texturas pode literalmente salvar um projeto, em que você precisa modelar e renderizar um objeto com um material diferente, que dificilmente poderia ser conseguido com uma simples máquina fotográfica na rua. Eu mesmo já tive que ir para a rua, conseguir boas imagens de texturas para atender pedidos de clientes, ou mesmo por ser mais verossímil usar imagens reais.

Para fazer o download das texturas gratuitas, visite esse link. Os downloads estão divididos em três partes, sendo o primeiro destinado apenas as imagens. Antes de fazer o download, você precisa se registrar no web site para ter acesso ao arquivo, mas nesse caso vale à pena ter esse trabalho adicional para ter acesso as texturas. O arquivo com 20 texturas tem aproximadamente 10MB!

As texturas são excelentes para quem trabalha com visualização de projetos arquitetônicos, envolvendo superfícies como madeira, pedras e blocos que podem ser usados em estruturas de repetição.

A origem das texturas é um web site que comercializa texturas para artistas na Alemanha, e segundo o comunicado no Mr.Materials, a cada semana eles devem lanças mais pacotes completos de texturas para download. Assim que novas texturas estiverem disponíveis, publico aqui no blog para avisar!