Clicky

Usando cenas para organizar projetos no SketchUp 7

O lançamento do SketchUp trouxe muitas ferramentas novas e opções para quem trabalha com modelagem 3d, principalmente as pessoas envolvidas com maquetes eletrônicas. Como forma de divulgar e explicar para sua base de usuário, alguns desses recursos do SketchUp 7 a equipe responsável pelo software no Google, publicou um ótimo tutorial sobre a ferramenta Scenes. A sua função é bem simples, e consiste na criação e organização de cenas para projetos. Mas, essa não é uma ferramenta própria de animações? Como é que as cenas podem ajudar no SketchUp?

Por exemplo, no Blender 3D a ferramenta de cenas cria divisões dentro de um mesmo arquivo como se fossem projetos independentes que compartilham os mesmos recursos de materiais, texturas e modelos 3d. Esse tipo de ferramenta é fantástica para animação, pois permite que um mesmo projeto possa ficar organizado em um arquivo único.

No SketchUp o conceito foi modificado, mas mantém o mesmo nome. Com as cenas do SketchUp podemos salvar estados, ou configurações de um projeto que possam ser aproveitadas.

O tutorial em vídeo mostra um exemplo de projeto que usa as cenas do SketchUp para organizar estilos de linhas, posição do sol e até mesmo o local da câmera. Quando criamos essas cenas no nosso projeto, algumas abas ficam disponíveis na parte superior da interface do SketchUp. Assim é possível mudar de cena e configurações de maneira rápida, basta escolher no nome da cena desejada.

Se você ainda acha que esse tipo de recurso não tem utilidade alguma, talvez a necessidade de elaborar uma apresentação de projetos mude a sua idéia sobre as cenas do SketchUp.

Imagine a seguinte situação; você tem um modelo 3d que precisa ser apresentado para um cliente ou equipe, mas não tem tempo de renderizar uma animação no 3ds Max ou Blender. Com as cenas do SketchUp é possível fazer pequenas transições de câmera e até mesmo apresentar textos, apenas com os cliques no nome da cena.

Por exemplo, crie as seqüências de posições de câmera necessárias e textos. Os textos e elementos auxiliares da apresentação podem ser armazenados em Layers e controlados no momento em que a cena for criada. Adicione um texto explicativo do projeto e crie uma cena, lembrando de marcar a opção “Visible Layers”, assim é possível controlar o que é exibido e omitido em cada cena.

Nesse ponto a criatividade e a necessidade de cada cena é que determina a configuração. Um pequeno storyboard pode ajudar muito nessa hora. Esses são os itens que podem ser controlados com o uso de cenas:

  • Posição da câmera
  • Geometria oculta
  • Layers visíveis
  • Planos de corte ativos
  • Estilos e fog
  • Configurações de sombra
  • Localização e orientação dos eixos X, Y e Z

Para a criação de animações na transição entre posições de câmera, é preciso marcar a opção “Include Animations”.

Agora é só planejar o uso das cenas, para criar apresentações dos seus projetos no SketchUp.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. Edson Mahfuz 16/12/2008 em 8:49 pm

    Cenas também servem para auxiliar a navegação em um arquivo muito pesado. Às vezes chega-se a um ponto de quantidade de detalhes que torna quase impossível orbitar no SUp. Uma solução para isso é criar uma cena com uns poucos elementos do modelo, salvando somente as layers visíveis (cena base). a seguir, ainda apenas com a base do modelo visível, cria-se cenas salvando apenas a localização da câmara. o último passo é criar outras cenas para cada ponto de vista, mas salvando somente as layers que precisam aparecer em cada uma.

    então, sempre que se quer mudar de uma vista para outra (o que seria penoso com todas as layers ligadas em um modelo pesado), muda-se para a cena base, depois para a que guarda o ponto de vista X e aí para a cena que contém todas as layers que devem aparecer na vista X.

    e assim sucessivamente.

  2. Dineu Resende Borba Neto 08/02/2009 em 11:06 am

    Prezados.

    Tenho algumas dúvidas sobre essa excelente ferramenta que é o sketchup.

    Ela viria a substiuir o croqui?
    Seria interessante como ferramenta para lançamento de projeto??
    att
    Dineu Borba

  3. Edson Mahfuz 08/02/2009 em 2:58 pm

    Sugiro a leitura deste texto publicado em vitruvius: http://tinyurl.com/corzzh.

Deixar Um Comentário