O lançamento do SketchUp trouxe muitas ferramentas novas e opções para quem trabalha com modelagem 3d, principalmente as pessoas envolvidas com maquetes eletrônicas. Como forma de divulgar e explicar para sua base de usuário, alguns desses recursos do SketchUp 7 a equipe responsável pelo software no Google, publicou um ótimo tutorial sobre a ferramenta Scenes. A sua função é bem simples, e consiste na criação e organização de cenas para projetos. Mas, essa não é uma ferramenta própria de animações? Como é que as cenas podem ajudar no SketchUp?

Por exemplo, no Blender 3D a ferramenta de cenas cria divisões dentro de um mesmo arquivo como se fossem projetos independentes que compartilham os mesmos recursos de materiais, texturas e modelos 3d. Esse tipo de ferramenta é fantástica para animação, pois permite que um mesmo projeto possa ficar organizado em um arquivo único.

No SketchUp o conceito foi modificado, mas mantém o mesmo nome. Com as cenas do SketchUp podemos salvar estados, ou configurações de um projeto que possam ser aproveitadas.

O tutorial em vídeo mostra um exemplo de projeto que usa as cenas do SketchUp para organizar estilos de linhas, posição do sol e até mesmo o local da câmera. Quando criamos essas cenas no nosso projeto, algumas abas ficam disponíveis na parte superior da interface do SketchUp. Assim é possível mudar de cena e configurações de maneira rápida, basta escolher no nome da cena desejada.

Se você ainda acha que esse tipo de recurso não tem utilidade alguma, talvez a necessidade de elaborar uma apresentação de projetos mude a sua idéia sobre as cenas do SketchUp.

Imagine a seguinte situação; você tem um modelo 3d que precisa ser apresentado para um cliente ou equipe, mas não tem tempo de renderizar uma animação no 3ds Max ou Blender. Com as cenas do SketchUp é possível fazer pequenas transições de câmera e até mesmo apresentar textos, apenas com os cliques no nome da cena.

Por exemplo, crie as seqüências de posições de câmera necessárias e textos. Os textos e elementos auxiliares da apresentação podem ser armazenados em Layers e controlados no momento em que a cena for criada. Adicione um texto explicativo do projeto e crie uma cena, lembrando de marcar a opção “Visible Layers”, assim é possível controlar o que é exibido e omitido em cada cena.

Nesse ponto a criatividade e a necessidade de cada cena é que determina a configuração. Um pequeno storyboard pode ajudar muito nessa hora. Esses são os itens que podem ser controlados com o uso de cenas:

  • Posição da câmera
  • Geometria oculta
  • Layers visíveis
  • Planos de corte ativos
  • Estilos e fog
  • Configurações de sombra
  • Localização e orientação dos eixos X, Y e Z

Para a criação de animações na transição entre posições de câmera, é preciso marcar a opção “Include Animations”.

Agora é só planejar o uso das cenas, para criar apresentações dos seus projetos no SketchUp.