Com o lançamento do DVD do Yo Frankie!, a fundação Blender também começo a distribuir o conteúdo do DVD sob a licença Creative Commons pela internet. Para tentar salvar um pouco mais de banda e recursos de servidor, que foram amplamente esgotados com o seu primeiro projeto o Elephants Dream, eles estão tentando encontrar novas maneiras de distribuir o material. Uma delas é o Torrent, para permitir que mais pessoas ajudem na distribuição do DVD e agora os tutoriais estão começando a aparecer no Vimeo também. Se você está aguardando o seu DVD chegar e queria mesmo era conferir os tutorial, agora podemos assistir alguns deles pelo Vimeo!

Claro que a resolução não está perfeita, mas já serve como uma ajuda para quem ainda não tem o DVD. Os tutoriais estão sendo divulgados aos poucos, hoje já estou indicando um deles que fala sobre a organização dos elementos usados no jogo em bibliotecas, usando a Game Engine do Blender 3D.

No tutorial, podemos conferir a maneira com que os cenários e personagens do jogo foram organizados, para permitir que uma fonte única de modelos 3d fosse usada, editada e sempre atualizada com as principais modificações requeridas pelo projeto. Uma boa biblioteca de objetos e modelos 3d, usando links externos é a melhor opção para organizar um projeto em equipe, pois permite que um mesmo objeto seja animado e editado por um artista.

Esse é o tutorial:


BGE Tutorial: Library Linking from Pablo Vazquez on Vimeo.

Como forma de exemplificar o processo, o tutorial aborda uma das árvores que povoam os cenários do jogo. O foco é a maneira com que o objeto foi organizado no cenário, usando grupos e outros elementos para organizar o projeto.

Depois de mostrar o modelo 3d, o autor do tutorial cria uma nova cena no Blender, para que o modelo 3d da árvore seja inserida no cenário. Isso é feito com a opção Append or Link do Blender 3d, localizado no menu File. Lá você vai escolher a opção Link para que seja feita uma ligação externa para o arquivo, o processo é semelhante ao que acontece em outros softwares como Xref ou Merge.

Assim que você escolher o grupo que deve ser usado para trabalhar no seu cenário, basta escolher a opção para criar grupos, e a opção de adicionar uma das árvores do Yo Frankie! estará lá.

Esse tipo de técnica pode ser usada para os arquivos do próprio jogo ou então nos seus próprios projetos. Durante o resto da semana, publico os outros vídeos com os devidos comentários.