Dois tutoriais em vídeo muito interessantes sobre modelagem 3d e texturas no Maya foram lançados essa semana, e em particular para mim eles estão sendo muito úteis como referência de um projeto. Os vídeos estão divididos em duas partes, sendo a primeira delas totalmente voltada para a modelagem do objeto. A técnica usada pelo autor do vídeo é a modelagem poligonal, conhecida também como subdivisão. Essa é a melhor técnica para produzir esse tipo de modelo 3d, pelas características da topologia da arma, com muitos ângulos retos e detalhes representados por faces planas.

A vantagem desse tipo de tutorial é que a técnica e seqüência de edição, pode ser aproveitada em praticamente qualquer softwares 3d que apresente essas mesmas ferramentas, ou seja, todos!

O primeiro vídeo está logo abaixo, mostra o procedimento completo de modelagem com o uso de uma imagem de referência como guia para o artista. No final, o modelo 3d resultante tem uma quantidade até razoavelmente baixa, própria para uso em animações interativas como jogos.

Esse tipo de modelagem envolve geralmente duas fases bem distintas que é a criação de um modelo base, com o uso apenas de sólidos geométricos e formas simples, para depois com essa forma básica, o artista pode aos poucos adicionar mais detalhes ao objeto. O detalhamento pode ser feito com uma gama de ferramentas como o extrude, bevel, chamfer e cortes.

Com a parte de modelagem 3d concluída, agora o autor do tutorial começa a mostra o processo de texturização do objeto, usando o mapeamento UV do Maya. O vídeo que aborda essa fase do projeto é um pouco mais complicado de acompanhar, mas mesmo assim, mostra o desenvolvimento de uma fase importante da construção de um objeto como esse.

As ferramentas de mapeamento UV do Maya são extremamente poderosas e flexíveis. Antes de aplicar a textura em si ao objeto, o artista faz vários ajustes para organizar o mapeamento e obter o melhor ajuste das texturas na topologia do objeto 3d. Com esse tipo de cuidado, você pode garantir que a textura aplicada ao objeto seja organizada e posicionada da melhor maneira possível, sem nenhuma distorção na escala do mapa de textura usado.

Mesmo que seja mais complicado seguir a parte de mapeamento UV, a modelagem por subdivisão da arma não é difícil e pode ser reproduzida em praticamente qualquer ferramenta 3d, portanto recomendo às pessoas que estão estudando modelagem, seguir os mesmos passos apresentados no vídeo, para tentar reproduzir o modelo 3d no seu software preferido.

Como eu já havia dito no início do artigo, esse tutorial tem muito utilidade para mim, pois estou trabalhando em um projeto que envolve modelagem mecânica, e ela irá servir como referência para esse projeto. Ainda é cedo para falar sobre o projeto, mas em meados de Março ou Abril do próximo ano, devo começar a falar mais sobre ele.