Todas as imagens e testes com as versões em desenvolvimento do Blender 2.50 mostravam apenas um software, com vários menus a janelas, sem a principal característica de um software 3d, a área em que visualizamos os modelos e animações. Essa área no Blender se chama 3d view, a ao que parece agora ela foi devidamente incorporada nas últimas versões de teste do Blender 2.50. Ainda é muito cedo para comemorar, mas ao menos podemos dizer que agora o software se parece muito mais com o Blender mesmo!

Como essa modificação foi feita apenas nos últimos dias, nenhuma versão de testes do Blender está disponível para que seja possível avaliar a alteração, mas assim que sair prometo fazer um teste mais detalhado sobre o estágio atual do desenvolvimento. A imagem abaixo foi criada e publicada pela fundação Blender, para mostrar a 3D View integrada à interface da nova versão.

Depois de analisar um pouco melhor a imagem, você vai parecer que a interface em si não está tão diferente do que o Blender é hoje. A maneira como o software trabalha, seus algoritmos e códigos vão sofrer grandes mudanças, mas ainda acredito que isso terá pouco impacto na vida dos artistas 3d.

Por isso, reforço a minha opinião que o aprendizado do Blender 3d hoje terá pouco impacto em uma eventual migração para a versão 2.0 2.5 quando ela for lançada. Os conceitos e localização dos menus e janelas, ícones e outros pequenos detalhes podem mudar, mas os princípios de funcionamento devem permanecer os mesmos.

Quando é que essa versão deve estar disponível? Se fosse para fazer uma previsão otimista, eu diria que o Blender 2.50 deve ser lançado no final do primeiro semestre de 2009. Sim, ainda há muito trabalho para ser feito, principalmente no que diz respeito aos testes com os novos algoritmos. O período de testes deve ser bem longo, e envolver muito mais trabalho que as eventuais atualizações que o software sofre hoje.

Se você estava esperando o 2.50 para começar a usar softwares 3d, creio que a espera será demasiadamente longa. Por isso, faça o download da versão 2.48 mesmo e comece a criar suas animações 3d hoje mesmo!