O SketchUp é uma ferramenta extremamente útil para os profissionais e artistas envolvidos com o desenvolvimento de projetos arquitetônicos. Além de oferecer várias opções extremamente simples para modelagem 3d, principalmente se o seu objetivo for trabalhar com formas abstratas, ainda podemos usar algumas ferramentas extras para estudar a eficiência energética do projeto. Já falei aqui sobre o poderoso Energy Plus, que é um projeto do governo americano, dedicado a estudar e gerar dados para análise energética das edificações, com um plugin nativo para o SketchUp.

O Energy Plus é muito bom, mas ele tem um defeito gravíssimo! A sua interface e os dados são dedicados a cientistas ou engenheiros, interessados em características extremamente técnicas dos materiais e superfícies. Por isso é que a ferramenta não é tão popular como um plugin do SketchUp.

Existe outra opção ao Energy Plus? Sim! Eu já tinha ficado de escrever sobre essa outra opção aqui no Blog, mas finalmente hoje consegui terminar o artigo. Uma ferramenta chamada IES VE SketchUp que foi desenvolvido por uma empresa chamada IES (Integrated Environment Solutions).

O uso desse plugin é extremamente simples e intuitivo, exatamente o oposto do Energy Plus! Para mostrar o quanto o plugin é simples de usar, o tutorial abaixo mostra a criação em apenas 10 minutos de um estudo energético de uma edificação!

O procedimento para usar o plugin é bem simples. O primeiro passo é posicionar a edificação em algum lugar do globo, usando as coordenadas geográficas ou então escolhendo a cidade em que o projeto está em uma lista.

Depois que a localização e orientação da edificação for configurada, podemos partir para a identificação do uso desses ambientes, se o edifício será residencial, comercial, industrial ou outro tipo. Para no final selecionar e determinar a posição dos ambientes e salas fechadas do projeto. Com tudo isso configurado, basta gerar a simulação para que o plugin gere os dados.

Os dados podem ser visualizados no VE Ware que é outra ferramenta gratuita da mesma empresa.

Esse tipo de ferramenta é perfeita para as pessoas interessadas em trabalhar com estudos ambientais, e eficiência energética em edificações. Você até pode trabalhar os projetos no AutoCAD ou 3ds Max, e realizar os estudos no SketchUp, basta adicionar esse conjunto de ferramentas totalmente gratuito na sua seqüência de projeto.

Eu já estou usando aqui nos meus projetos!