Retrospectiva com os eventos mais marcantes na CG em 2008

O final do ano está chegando e a hora de fazer retrospectivas é agora, pelo menos esse foi o pensamento do pessoal da CG Society, que organizou uma excelente retrospectiva de 2008. A lista mostra os fatos mais relevantes e marcantes para o mercado de computação gráfica, desde a parte de softwares até filmes com animações e produções revolucionárias. O material é excelente para quem está conhecendo esse mercado agora, ou apenas gostaria de lembrar alguns dos fatos mais marcantes de 2008.

Para acessar a lista com a retrospectiva, visite esse link.

Como não quero estragar a surpresa, não vou revelar as posições ou todos os itens da lista. Apenas farei alguns comentários sobre as principais posições e os fatos mais marcantes.

  • Compra da Softimage pela Autodesk: Esse foi talvez o evento mais marcante para a indústria da computação gráfica, por representar a quase consolidação de um monopólio, como pelo fato da compra ter sido uma barganha! Quando a Avid comprou a Softimage da Microsoft nos anos 90, a empresa precisou desembolsar mais de 200 milhões de dólares. A Autodesk pagou menos de 50 milhões pela empresa. Será que foi um bom negócio? Agora eles têm o 3ds Max, Maya e Softimage XSI.
  • Lançamento do Wall-E: A Pixar conseguiu novamente impressionar a indústria com uma história cativante e avanços técnicos, em mais um excelente longa em animação.
  • Lançamento do Kung Fu Panda: A DreamWorks animation já tinha conseguido cativar a todos com o Madagascar, mas com o lançamento do Kung Fu Panda eles provaram que podem chegar ao topo. A animação é fantástica em todos os aspectos como história, animação e aspectos técnicos.
  • Efeitos do Homem de ferro: Mais um personagem das histórias em quadrinhos que requeria complexos efeitos e animações, finalmente chegou ao cinema. O lançamento do Homem de ferro foi o marco desse ano em termos de efeitos para filmes.
  • Lançamento do Houdini e ZBrush para Mac OS X: O lançamento de ferramentas de peso para o Mac OS X é muito importante, pois delimita a “batalha” entre a Autodesk (Windows) entre o resto da indústria. Nesse caso foi o ZBrush e o Houdini que ganharam versões para o OS X.

Esses são apenas alguns dos itens existentes na lista, que no total conta com 20 eventos marcantes. A leitura é mais que recomendada!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Retrospectiva com os eventos mais marcantes na CG em 2008”

  1. Realmente a compra da SOftimage pegou tudo mundo de calças baixas, desanimando muita gente. Eu mesmo que estava pensando em começar os estudos com o XSI acabei ficando com o pé atrás, continuando no blender mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *