O projeto guerrillacg voltou a plublicar vídeos no seu web site com demonstrações e tutoriais relacionados aos assuntos relevantes de animação 3d e modelagem. Depois de um início empolgante, o pessoa do projeto diminuiu um pouco o ritmo, mas agora ao que parece a produção e publicação dos vídeos voltou a acontecer! Mas, o que é esse projeto? O guerrillacg é um projeto que tem como objetivo oferecer vídeos explicativos, sobre os aspectos mais importantes do trabalho na computação gráfica 3d, seja ele como animação ou modelagem. Todos os vídeos do projeto podem ser assistidos de maneira gratuita e agora existe até um canal no Vimeo, que permite assistir os tutoriais mesmo com o web site fora do ar.

Se você for usuário registrado no Vimeo, pode até mesmo fazer o download dos vídeos em resolução SD (640×480). O link para download está sempre no canto inferior direito da página, mas só aparece para oso usuários registrados.

Na semana passada foram lançados dois vídeos, um sobre os problemas nas rotações em animação e outro sobre subdivisão de superfícies. Hoje mostro o vídeo sobre rotações, por ser um assunto de suma importância para qualquer pessoa interessada em animação e que não é abordado com freqüência em tutoriais e artigos. Esse problema já foi abordado aqui no blog algumas vezes e se chama Gimbal Lock.

Qual o problema? Para responder à pergunta, assista ao tutorial:


The Rotation Problem from The Guerrilla CG Project on Vimeo.

No vídeo, temos a descrição dos dois principais sistemas de animação usados por softwares 3d para calcular rotações, que são o Euler e Quarternion.

O tutorial mostra que o software 3d usa códigos matemáticos para resolver o movimento dos objetos em animação, o que pode gerar alguns movimentos exóticos nos objetos. Por exemplo, ao criar uma animação simples com apenas dois keyframes, o software pode interpolar uma linha reta como sendo uma curva. Isso acontece devido a maneira com que as curvas são geradas para determinar o movimento do personagem ou objeto.

Esse tipo de problema acontece quando as rotações usando o sistema Euler são usadas. No caso do quarternion, os problemas são menores mas as curvas e controles que os animadores tanto adoram não existem nesse sistema. Por isso, a maioria das pessoas ainda prefere trabalhar com rotações usando Euler, mesmo com os possíveis problemas nas rotações.

Para quem nunca trabalhou mesmo com animações, esse tipo de problema pode ser até complicado de entender, mas basta começar um projeto que demande mais movimentos e rotações em animação que logo eles aparecem. Isso não é exclusividade de softwares proprietários como o Maya ou 3ds Max, mas de todos eles! Até mesmo o Blender 3D.

Por isso é tão importante conhecer esse tipo de problema e as técnicas de correção no editor de curvas do seu software de animação, pois na maioria dos casos esses problemas podem ser corrigidos com o ajuste dessas curvas.

Ainda essa semana, comento sobre o segundo vídeo do guerrillacg sobre suavização de superfícies. Para saber mais sobre o projeto, recomendo uma visita ao guerilla cg.