O que é modelagem inorgânica? Sempre que comento aqui no blog sobre modelagem 3d, usada para representar as formas complexas e curvas dos organismos vivos, estamos falando sobre modelagem orgânica. No caso da modelagem chamada de inorgânica, também chamada de modelagem geométrica, o objetivo é trabalhar com figuras representadas por planos retos e curvas perfeitas. Esse tipo de modelagem é muito mais simples de executar, sendo ideal para os iniciantes em trabalhos com softwares 3d. Mesmo sendo mais simples, trabalhar com modelagem geométrica tem os seus segredos e truques também!

Caso você queria conferir algumas dicas valiosíssimas sobre esse tipo de modelagem 3d, o Digital Apprentice publicou no seu web site, três longos vídeos apresentando uma introdução à modelagem inorgânica. Os vídeos foram todos produzidos usando o 3ds Max, mas como o tema é bem básico e acaba abordando muita modelagem poligonal, o material acaba servindo para praticamente todos os softwares 3d. Portanto, não importa o software que você utilize, os vídeos devem ajudar a trabalhar com a maioria das ferramentas e conceitos.

Para assistir aos vídeos você precisa se registrar no Digital Apprentice, o que pode ser feito de maneira gratuita. Eu não tinha registro no web site e me cadastrei apenas para assistir aos tutoriais, e posso dizer que valeu à pena.

Como funcionam os tutoriais? A imagem abaixo foi capturada do primeiro vídeo:

Os tutoriais funcionam da seguinte forma, o autor apresenta uma forma com topologia e estrutura semelhante aos principais modelos e detalhes de objetos inorgânicos, como vincos e dobras em metais. Depois que os objetos são apresentados, o autor começa a transformar o plano ao lado da forma finalizada, explicando o processo de modelagem em detalhes.

Depois de assistir todo o material, fica fácil de perceber que a modelagem inorgânica se resume basicamente às seguintes ferramentas:

  • Extrude
  • Bevel
  • Chamfer
  • Escala
  • Mover
  • Corte

Só isso? Sim, basicamente essas são as ferramentas usadas pelo autor para trabalhar os modelos 3d. O segredo é a maneira com que isso é aplicado no modelo 3d e nas arestas, para que as formas de um modelo inorgânico sejam aplicadas.

No total são três vídeos, cada um com aproximadamente 40 minutos de duração, perfazendo quase 2 horas de tutoriais.