Para as pessoas que não estão muito acostumadas com ambientes de produção, e seus problemas e desafios corriqueiros, o termo render por camadas ou render passes, pode parecer estranho, mas com ele é possível salvar horas e mais horas de trabalho na pós-produção. Na grande maioria das vezes uma imagem precisa ser retocada ou ajustada na fase de pós-produção, seja para retirar alguma coisa errada ou para melhorar as cores dos objetos. Se a imagem sair do software 3d, como se fosse apenas uma única camada, sem nenhum tipo de separação, o ajuste aplicado pelo software de pós-produção afetaria tudo de uma só vez.

Qual o problema com isso? Imagine uma imagem produzida para um projeto de visualização arquitetônica, em que a grama não foi renderizada com a vivacidade do verde, apropriada para o que o cliente gostaria, mas o resto da imagem está perfeita. As mudanças na grama seriam refletidas em paredes e outros elementos da imagem, o que de certo iria estragar o trabalho realizado no software 3d.

Por isso é tão importante se acostumar e sempre separar as suas imagens em camadas, os chamados layers de renderização, presentes na maioria dos softwares 3d. Para as pessoas interessadas em saber um pouco mais sobre a técnica, e de quebra conhecer o seu funcionamento no Softimage XSI, um ótimo tutorial em espanhol, com explicações da parte teórica e prática do processo pode ser visitada nesse link.

O tutorial é perfeito para as pessoas que têm dificuldade com o inglês, pois a grafia do espanhol no tutorial é perfeitamente compreensível para quem fala português apenas.

No texto, o autor comenta exatamente a importância de trabalhar com camadas de renderização, e a sua grande ajuda nas horas em que é necessário fazer correções em detalhes da imagem. Para exemplificar ainda mais a técnica, ele demonstra como é possível separar em camadas uma cena no Softimage XSI, para depois importar esse mesmo material em outro software de composição, no seu caso foi o Shake da Apple.

Esse tipo de conhecimento e prática é fundamental para artistas que pretendem trabalhar em estúdios, principalmente os que se envolvem com projetos grandiosos, que precisam otimizar o tempo de resposta para correções em imagens e cenas.