A modelagem 3d para projetos arquitetônicos apresenta várias particularidades e características únicas, que diferem em muito da modelagem orgânica. Por ser basicamente a organização de elementos geométricos em uma estrutura espacial, o domínio de ferramentas e técnicas de repetição como o Array e o uso inteligente de instâncias é fundamental, para construir modelos 3d de maneira rápida e prática. O maior desafio é conseguir descobrir, como é possível criar elementos pequenos, e distribuir com precisão esses objetos, para ganhar tempo e conseguir um modelo 3d que atenda as proporções do projeto. Para as pessoas que gostariam de acompanhar toda a modelagem de uma edificação, usando ferramentas comuns a todos os softwares 3d, um artista que usa o Cinema 4D chamado Wolfgang Rode, publicou esse semana no C4D Exchange, uma série de vídeos que mostra o processo completo de modelagem para a edificação abaixo:

Os tutoriais partem do princípio elementar da modelagem, com o artista iniciando o projeto sem absolutamente nada e no final do processo, temos a maquete eletrônica apresentada na imagem. Para conseguir fazer o download dos vídeo, você precisa se registrar no C4D Exchange, o que pode ser feito de maneira gratuita. Assim que você visitar o site e se registrar, entre na área de tutoriais para localizar o material.

Os vídeos estão todos configurados com o Codec TSCC, mas mesmo assim tive alguns problemas para reproduzir o material, o único player que conseguiu passar os vídeos sem nenhum problema foi o Camtasia Player, que é gratuito. Até no VLC o vídeo é reproduzido de maneira estranha, com a tela piscando várias vezes.

No total, o conjunto de tutoriais é formado por mais de 40 vídeos, todos divididos por assunto e perfazendo mais de 6 horas de vídeo.

Mas eu não uso o Cinema 4D?

Mesmo que você não seja usuário do Cinema 4D, recomendo que assista aos vídeos, pois as ferramenats e técnicas usadas pelo artista no tutorial, estão disponíveis na maioria dos softwares 3d. Por exemplo, em alguns momentos ele usa Arrays e curvas, facilmente encontradas em softwares como 3ds Max ou Blender 3D.

Depois de assistir o conjunto completo dos vídeos, você pode tentar reproduzir o projeto de modelagem no seu software 3d preferido, apenas adaptando a técnica do autor para a sua realidade. Assim você estará estudando e melhorando a sua técnica de modelagem.

O material é mais que recomendado!