O que são as câmeras RED? Existe uma empresa chamada Red Digital Cinema camera company que desenvolve e fabrica câmeras de vídeo, especializadas em cinema digital, com algumas das resoluções mais altas atualmente. Por exemplo, caso você esteja interessado em produzir conteúdo para displays que exibam vídeo em FullHD ou 1080p, será necessário trabalhar com imagens em 1920 x 1080 pixels. Para um software 3d isso é simples, basta configurar o formato de saída do render, mas para câmeras o processo é bem diferente. As câmeras RED podem capturar vídeo em resoluções de até 4096 x 2304 pixels a 30 quadros por segundo, o que é uma resolução absurda até para os padrões atuais de alta qualidade de imagem.

Alguns artigo sobre esse tipo de equipamento já foram apresentados aqui no Blog, mas nenhum deles abordava a manipulação de material capturado com esse tipo de câmera. Na semana passada um ótimo tutorial foi publicado no Creative Suite Podcast, mostrando como é possível usar o novo plugin para o Adobe Premiere CS4 que permite editar material gravado com as câmeras RED. (arquivo MP4, 77 MB)

premiere-cs4-cinema-digital

No tutorial o autor nos apresenta as ferramentas do Premiere CS4 usadas para realizar e manipular os vídeos, assim como alguns truques para melhorar a performance do software, que pode cair muito se o seu hardware não agüentar vídeos com resoluções tão grandes.

A primeira coisa que é apresentada no tutorial é uma configuração mínima recomendada, para usuários de PC`s ou Mac`s, para conseguir manipular de maneira satisfatória os arquivos. Uma coisa é certa, apenas sistemas operacionais de 64 bits podem editar a enorme quantidade de dados gerada pela câmera.

Com o plugin do Premiere CS4 é possível importar diretamente para o Media Browser do software, os arquivos RD3 nativos das câmeras, e selecionar trechos específicos dos vídeos gravados. Depois de editar o material o autor ainda dá algumas dicas de como exportar vídeos no Premiere CS4.

Mesmo que seja difícil que alguém aqui no Brasil use esse tipo de câmera, pelo seu custo incrivelmente alto para os padrões atuais e até nos EUA, a adoção desse tipo de captura não é unânime entre produtores de cinema, é interessante conhecer a tecnologia.

Nunca se sabe quando é que poderemos usar esse tipo de material em nossos projetos.