A criação de grama para cenários sempre é um grande problema para a maioria dos artistas, pelo simples fato desse tipo de objeto representar na maioria das vezes a adição na cena de alguns milhares de objetos. A técnica mais simples para produzir grama é usando partículas ou as ferramentas para criação de cabelos ou pêlos em personagem, que se adaptam muito bem nessas ocasiões. Mas, ainda existem algumas pessoas que preferem trabalhar com a pequenos planos e triângulos na cena para representar vegetação. A verdade é que não existe técnica certa ou errada, contanto que você consiga criar a sua cena de maneira realista e que atenda as suas necessidades.

Nos meus projetos ainda uso muito a representação de grama por partículas, mas no caso dos artistas que usam o Blender 3D é necessário tomar alguns cuidados, antes de escolher um método. O problema é a compatibilidade de alguns renderizadores externos com o sistema de partículas ou cabelo do software.

Caso você nunca tenha tentado representar grama em 3D com o Blender, um ótimo tutorial mostra a criação desse tipo de elemento em 3d usando alguns dos modificadores mais recentes do software.


Another Grass Tutorial from adrian2608 on Vimeo.

O tutorial serve para mostrar um pouco mais das opções existentes e lançadas com as últimas atualizações do Blender 3D, como o novo sistema de partículas com muito mais opções de controle e também o incrivelmente útil ShrinkWrap.

A técnica usada no tutorial é a de criar as folhas da grama usando curvas para representar as superfícies, depois essas curvas são modificadas para parecer planos com extrude aplicado. Assim que as curvas estão criadas o autor cria várias cópias e um grupo para armazenar as curvas.

Com o grupo criado, basta aplicar um sistema de partículas em algum objeto para que o grupo possa ser usado como os objetos que representam as partículas.

Mas, isso não é tudo! Para completar o efeito, o autor cria um plano maior e o deforma. Isso dá a impressão que estamos olhando para um terreno acidentado. Com o modificador ShrinkWrap é possível fazer com que o plano emissor das partículas se adapte a geometria desse terreno acidentado, e a área que representa as partículas fica restrita apenas aquela parte.

Essa não é a única maneira de realizar o efeito, mas ainda assim é interessante conhecer a técnica, especialmente para as pessoas que ainda estão aprendendo. O vídeo está disponível em HD, portanto assista em tela cheia para visualizar todos os detalhes e menus do Blender 3D.