No começo da semana, mais um número da ótima revista gratuita sobre computação gráfica 3d e animação, chamada de RenderOut! foi lançada. Esse já é o oitavo número da revista, que como de costume apresenta uma versão bilíngüe, em que a revista é oferecida em inglês e espanhol. Isso é uma grande ajuda para as pessoas que ainda não compreendem bem inglês e gostariam de acompanhar matérias e artigos atualizados na revista. Uma das matérias de capa da revista é a exposição sobre Star Wars que está acontecendo na Espanha.

Caso você tenha interesse em fazer o download, o último número da revista pode ser copiado de maneira gratuita nesse endereço.

renderout8

Como é já tive oportunidade de ler a revista, preparei um pequeno índice com as principais matérias e tutoriais para que você possa avaliar, se o download do material pode ajudar nos seus estudos ou mesmo, apresentar alguma notícia interessante.

  • A evolução do 3d chega a 2009: Essa é uma das matérias mais interessantes da revista, que comenta as recentes evoluções e onda de animações adotando imagens com estereoscopia em suas produções. Aqui no Brasil a primeira animação a usar esse tipo de tecnologia é Bolt, que já está sendo exibida nos cinemas. Isso nada mais é que animações usando 3d, para as quais é necessário usar um óculos especial na sessão do cinema, caso contrário você não consegue aproveitar o efeito.
  • 8 perguntas chave para o artista de ilustração: O artigo comenta algumas das principais dúvidas e questionamentos que um aspirante a ilustrador pode ter, como a necessidade de um curso superior para trabalhar na área.
  • Conselhos para uma entrevista de emprego no Reino Unido: Aqui temos alguns conselhos para passar bem por entrevistas de emprego na área de computação gráfica, direcionadas para o mercado do Reino Unido.
  • Tutorial Maya 2009 e Mental Ray para modelar um Tigre: Esse tutorial mostra as principais ferramentas do Maya e Mental Ray, necessárias para elaborar um modelo realista de Tigre.
  • Produzindo a cena Guitar Time no 3ds Max: No artigo que é parecido com um tutorial, aprendemos um pouco mais sobre o processo de criação de um modelo realista de violão. A modelagem foi realizada no 3ds Max e o Render no Fryrender.
  • Exposição Star Wars: Como já havia comentado, esse artigo fala sobre a exposição que está acontecendo até 15 de Março em Madri, com objetos originais dos filmes Star Wars. Mesmo não sendo diretamente relacionado com computação gráfica, os filmes foram responsáveis por grandes avanços na indústria dos efeitos especiais.
  • Produzindo a cena Last Move no 3ds Max: Aqui temos um making of de uma cena realista, em que o artista reproduz o ator Morgan Freeman no 3ds Max.
  • Tutorial de modelagem e render para um pirata estilizado: Esse tutorial desenvolvido no 3ds Max, mostra o procedimento e várias dicas para modelar um personagem representando um pirata estilizado. Além do personagem o tutorial mostra alguns detalhes interessantes da construção do cenário, incluindo o convés de um navio.
  • Produzindo o Royal Collegiate no 3ds Max: Por último, temos um excelente making of de uma imagem que representa uma edificação histórica, cheia de pequenos detalhes e ornamentos. O material é muito interessante para os artistas 3d especializados em representação de projetos arquitetônicos. O foco do tutorial é no detalhamento do modelo 3d, com uso intenso de perfis e ornamentos da edificação.
  • Entrevista com Brad Bird: Aqui temos um artigo traduzido de uma outra publicação, mostrando uma entrevista com um dos principais diretores e cabeças da Pixar.

Apesar de ser um pouco mais curta que o normal, o número 8 da revista ainda é muito útil para entender o processo de criação de alguns dos principais artistas 3d Europeus e Americanos.