Integrando o Revit 2009 com o 3ds Max 2009 usando arquivos FBX

Nos últimos anos o avanço na tecnologia de projetos arquitetônicos deixou alguns procedimentos até então muito usados, por artistas 3d e profissionais especializados em visualização ultrapassados. O surgimento de tecnologias com o BIM no Revit e em outros softwares, acabou mudando um pouco a maneira de trabalhar com softwares como 3ds Max, AutoCAD, MicroStation e ArchiCAD. Uma dessas mudanças está relacionada com o aparecimento de novos formatos de arquivo, como o FBX da Autodesk. Esse tipo de tecnologia permite que os artistas 3d possam realizar uma coisa que sempre foi, o desejo da maioria que é o reaproveitamento completo dos modelos 3d em diferentes softwares.

O reaproveitamento dos modelos 3d não era uma realidade total quando o formato utilizado para exportar modelos 3d, entre softwares da Autodesk era o DWG. Ainda era necessário realizar várias pequenas edições e modificações nos arquivos, para que o modelo pudesse ser efetivamente editado, com atributos como materiais e texturas.

Como o Revit já aceita as configurações de materiais, texturas, iluminação e câmeras, o processo fica bem mais simplificado. O tutorial abaixo mostra muito bem a vantagem em exportar modelos 3d no formato FBX e a facilidade com que os mesmos são exibidos no 3ds Max.

No vídeo é possível acompanhar o processo de migração de um modelo 3d de uma casa, em que o artista pode exportar apenas com as configurações padrão do FBX, para depois abrir no 3ds Max.

Tudo, absolutamente tudo já aparece na Viewport do 3ds Max com as mesmas configurações trazidas do Revit. Apenas se for necessário o artista pode fazer ajustes e modificações nos parâmetros da iluminação e materiais, mas se o trabalho já for realizado no Revit, muito pouco precisa ser feito. No final do tutorial, apenas algumas pequenas alterações nos parâmetros da iluminação são realizados, para que a maquete possa ser renderizada usando o Mental Ray, como ajustes no sistema de iluminação e exposição da cena.

Esse é o melhor exemplo de eficiência no processo de criação, pois apenas com um único modelo o artista pode trabalhar com o desenvolvimento do projeto para fins de construção no Revit e a visualização para vendas no 3ds Max.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 comentários sobre “Integrando o Revit 2009 com o 3ds Max 2009 usando arquivos FBX”

  1. Bom dia, eu trabalho com revit2009, gostaria de saber qual o melhor jeito de trabalhar com o revit e o 3dmax, quais configurações, oque usar no revit ou não usar para melhor apresentação no 3d max!

    e se possivel, tambem me ajudar na questão importar objetos do 3dmax para o revit, já que na hora que exporto ele explote e não vem todas as texturas

    aguardo ancioso uma resposta se possivel!

    muito obrigado desde já!
    ERICK MONTEIRO

  2. Bom dia, estou iniciando no revit e gostaria de saber mais sobre como exportar o arquivo revit para o 3dmax, ja tentei pelo tutorial de video apresentado na url, porem todas as vezes que exporto e abro no 3dmax nao carrega nenhum material que foi aplicado no revit, ficando tudo na cor cinza. Gostaria que me enviassem alguma ajuda de como devo configurar os softwares para que possam conversar entre si.
    sem mais aguardo.
    obrigado.

  3. Ola! quando importo do revit p o max.. na viewport da perspectiva fica escura td preto! o q posso ter feito d errado? obrigada

  4. Bom dia

    O mesmo acontece comigo e estou a dias pesquisando e não encontro resposta, por favor, se puder me dar uma orientação em que estou errando por que quando importo o arquivo FBX para ele vem cinza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *