Iluminação com HDRI no Mudbox 2009

Um dos avanços mais significativos em termos de hardware para computação gráfica nos últimos anos é o uso intenso das GPUs, para melhorar a visualização e o trabalho de artistas 3d nos mais diversos softwares 3d. Até pouco tempo atrás a GPU servia apenas para render em tempo real usando jogos, mas os avanços no próprio mercado de jogos melhoraram também a vida de quem cria com softwares 3d. Com as GPUs mais novas e avançadas já é possível visualizar sombras e mapas do tipo Displacement direto na tela em que o modelo 3d é criado. Isso economiza muito tempo de trabalho, evitando o uso dos famosos renders de teste.

O Mudbox 2009 que em breve estará disponível para o Mac Os X, também apresenta algumas funções impressionantes em termos de visualização. A Autodesk está tentando tirar artistas do já consagrado ZBrush e fazer com que eles migrem para o Mudbox, com alguns recursos de visualização interessantes, até mesmo o uso de imagems HDRI na modelagem.

O exemplo abaixo mostra bem o que é possível fazer com uma boa GPU:

No vídeo um artista mostra as mais diversas opções de visualização para modelos 3d no Mudbox. O uso de imagens HDRI é impressionante, pois essa técnica de renderização era é muito mais conhecida pela qualidade das imagens e superfícies para geração de imagens.

Uma imagem HDRI é um tipo especial de imagem que armazena as informações da iluminação, relacionados com o ponto em que fotografia foi tirada. Essa é a melhor maneira de reproduzir com exatidão a iluminação de um determinado local, para inserção de personagens ou objetos virtuais em uma cena.

Além do HDRI o autor do vídeo apresenta algumas opções extras que pode até mesmo fazer parte da cena ao mesmo tempo, como o uso em conjunto de imagens HDRI e Ambient Occlusion, assim como alguns filtros para gerar Blur e Depth of Field no modelo 3d.

Cada software apresenta algumas propriedades e vantagens para seus artistas, mas a maioria desses recursos inovadores depende de uma placa de vídeo poderosa.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Iluminação com HDRI no Mudbox 2009”

  1. Esse artista chama-se Wayne Robson.

    Ele possui grandes publicações em revistas como 3DWorld e 3DCreative. Também lançou quatro excelentes DVD’s para o site de treinamento Kurv Studios (www.kurvstudios.com), sendo dois deles sobre Zbrush e os outros dois sobre Mudbox.

    O endereço do site do artista é http://www.dashdotslash.net/

    Até mais!
    Chris.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *