Iluminação com HDRI no Mudbox 2009Publicado em: 18, JanUm dos avanços mais significativos em termos de hardware para computação gráfica nos últimos anos é o uso intenso das GPUs, para melhorar a visualização e o trabalho de artistas 3d nos mais diversos softwares 3d. Até pouco tempo atrás a GPU servia apenas para render em tempo real usando jogos, mas os avanços no próprio mercado de jogos melhoraram também a vida de quem cria com softwares 3d. Com as GPUs mais novas e avançadas já é possível visualizar sombras e mapas do tipo Displacement direto na tela em que o modelo 3d é criado. Isso economiza muito tempo de trabalho, evitando o uso dos famosos renders de teste. O Mudbox 2009 que em breve estará disponível para o Mac Os X, também apresenta algumas funções impressionantes em termos de visualização. A Autodesk está tentando tirar artistas do já consagrado ZBrush e fazer com que eles migrem para o Mudbox, com alguns recursos de visualização interessantes, até mesmo o uso de imagems HDRI na modelagem. O exemplo abaixo mostra bem o que é possível fazer com uma boa GPU:
No vídeo um artista mostra as mais diversas opções de visualização para modelos 3d no Mudbox. O uso de imagens HDRI é impressionante, pois essa técnica de renderização era é muito mais conhecida pela qualidade das imagens e superfícies para geração de imagens. Uma imagem HDRI é um tipo especial de imagem que armazena as informações da iluminação, relacionados com o ponto em que fotografia foi tirada. Essa é a melhor maneira de reproduzir com exatidão a iluminação de um determinado local, para inserção de personagens ou objetos virtuais em uma cena. Além do HDRI o autor do vídeo apresenta algumas opções extras que pode até mesmo fazer parte da cena ao mesmo tempo, como o uso em conjunto de imagens HDRI e Ambient Occlusion, assim como alguns filtros para gerar Blur e Depth of Field no modelo 3d. Cada software apresenta algumas propriedades e vantagens para seus artistas, mas a maioria desses recursos inovadores depende de uma placa de vídeo poderosa. Artigos Relacionados:
Jan 18 |
Atualizações por e-mailCategorias
Arquivos
PesquisaLinks
Meta |
Tags3ds max
Adobe CS4
After Effects
Animação
Animação 3D
AutoCAD
Autodesk
Autodesk 3ds Max
Autodesk Maya
Blender 2.50
Blender 3D
Cinema 4D
Computação Gráfica
Desenho Técnico
Desenvolvimento Blender
Desenvolvimento Jogos
Dicas Animação
Dicas Modelagem
Dicas Render
download gratuito
Google SketchUp
Maquete Eletrônica
Maquetes Eletrônicas
Maya
Mental Ray
Modelagem 3D
Modelagem Subdivisão
Render
SketchUp
Softimage XSI
Software Livre
Trabalho com CG
Tutoriais
Tutorial 3ds Max
Tutorial Animação
Tutorial Blender
Tutorial Blender 3D
Tutorial Maya
Tutorial Modelagem
tutorial render
Tutorial SketchUp
V-Ray
Visualização Arquitetônica
Visualização arquitetura
YafaRay
|
Um comentário para "Iluminação com HDRI no Mudbox 2009"
Esse artista chama-se Wayne Robson.
Ele possui grandes publicações em revistas como 3DWorld e 3DCreative. Também lançou quatro excelentes DVD’s para o site de treinamento Kurv Studios (www.kurvstudios.com), sendo dois deles sobre Zbrush e os outros dois sobre Mudbox.
O endereço do site do artista é http://www.dashdotslash.net/
Até mais!
Chris.
Deixe um comentário
Regras para comentários