Um dos avanços mais significativos em termos de hardware para computação gráfica nos últimos anos é o uso intenso das GPUs, para melhorar a visualização e o trabalho de artistas 3d nos mais diversos softwares 3d. Até pouco tempo atrás a GPU servia apenas para render em tempo real usando jogos, mas os avanços no próprio mercado de jogos melhoraram também a vida de quem cria com softwares 3d. Com as GPUs mais novas e avançadas já é possível visualizar sombras e mapas do tipo Displacement direto na tela em que o modelo 3d é criado. Isso economiza muito tempo de trabalho, evitando o uso dos famosos renders de teste.

O Mudbox 2009 que em breve estará disponível para o Mac Os X, também apresenta algumas funções impressionantes em termos de visualização. A Autodesk está tentando tirar artistas do já consagrado ZBrush e fazer com que eles migrem para o Mudbox, com alguns recursos de visualização interessantes, até mesmo o uso de imagems HDRI na modelagem.

O exemplo abaixo mostra bem o que é possível fazer com uma boa GPU:

No vídeo um artista mostra as mais diversas opções de visualização para modelos 3d no Mudbox. O uso de imagens HDRI é impressionante, pois essa técnica de renderização era é muito mais conhecida pela qualidade das imagens e superfícies para geração de imagens.

Uma imagem HDRI é um tipo especial de imagem que armazena as informações da iluminação, relacionados com o ponto em que fotografia foi tirada. Essa é a melhor maneira de reproduzir com exatidão a iluminação de um determinado local, para inserção de personagens ou objetos virtuais em uma cena.

Além do HDRI o autor do vídeo apresenta algumas opções extras que pode até mesmo fazer parte da cena ao mesmo tempo, como o uso em conjunto de imagens HDRI e Ambient Occlusion, assim como alguns filtros para gerar Blur e Depth of Field no modelo 3d.

Cada software apresenta algumas propriedades e vantagens para seus artistas, mas a maioria desses recursos inovadores depende de uma placa de vídeo poderosa.