Sempre que um dos meus alunos me pergunta sobre a melhor técnica para começar a trabalhar com modelagem 3d, desde a parte mais básica, recomendo que ele se concentre na modelagem 3d por subdivisão, por ser a mais simples. Por essa técnica ser a mais simples, acabo falando sobre ela com freqüência aqui no blog, exatamente por saber que quando mais artigos e tutoriais sobre o assunto, mais pessoas podem aprender e estudar modelagem 3d. Se você já aprendeu o básico dos softwares 3d, então já é possível trabalhar com modelagem por subdivisão.

Essa técnica usa basicamente as transformações (mover, girar e escalonar) associadas com extrudes. Só isso!

Outra vantagem da técnica é que a grande maioria dos softwares 3d suporta o uso de subdivisão como forma de modelagem 3d, desde os especializados nessa técnica como o Wings 3D até o Maya ou Blender 3D.

Se você quiser aprender um pouco mais sobre esse tipo de modelagem, um artista espanhol chamado Cristóbal Vila publicou no web site do seu estúdio uma série de tutoriais e dicas, com foco na modelagem 3d por subdivisão, sobre os mais variados temas. Como já é de se esperar de um artista da Espanha, o material está todo em espanhol, o que pode ser um grande facilitador para as pessoas com dificuldades no inglês.

tutorial-subdivisao-3d

Os tutoriais disponíveis abordam os seguintes temas e assuntos:

  • Introdução a modelagem por subdivisão
  • Como criar aberturas circulares na modelagem por subdivisão
  • Como trabalhar um texto em 3d usando técnicas de subdivisão
  • Usando curvas vetoriais para gerar modelos 3d
  • Modelando uma roda e pneu com subdivisão
  • Modelando as pedras e rochas da cena Fallingwater
  • Usando subdivisão para modelar terrenos e superfícies topográficas

Como é possível perceber, a lista de temas abordados nos tutoriais é bem variada e completa. Mesmo que você não tenha interesse em aprender as técnicas relacionadas com objetos, recomendo a leitura da parte introdutória da modelagem por subdivisão, que é muito bem ilustrada e explicada.

O software usado pelo artista para desenvolver os tutoriais é o Modo da Luxology, mas a técnica pode ser reproduzida em praticamente todos os softwares 3d.