Sempre que temas relacionados à edição de vídeo e composição são levantados em projetos ou trabalhos, alguns softwares geralmente surgem como as primeiras opções para esse tipo de tarefa, como o Adobe Premiere e Adobe After Effects. Nos últimos anos outro nome muito forte ganha cada vez mais terreno nessa área, o Final Cut da Apple. Mas, nem todas as empresas usam esse tipo de software para fazer trabalhos de edição, pois ainda é muito forte o mercado para um dos pioneiros nessa área que é o Avid Media Composer.

As primeiras versões desse software foram lançadas ainda em 1989 para a plataforma do MacOS na época, que era muito limitado em termos de edição de vídeo, mas era uma das melhores opções até então. O Adobe Premiere que conhecemos hoje só seria lançado em 1991.

Muitas empresas e estúdios que abordam trabalhos mais robustos de edição de vídeo, ainda se baseiam nas tecnologias de edição da Avid. Por isso, ainda pode ser interessante conhecer um pouco o funcionamento desse tipo de ferramenta, para uma eventual migração ou trabalho nesse tipo de empresa. Caso você queira aprender o funcionamento do Media Composer, uma série com mais de 60 tutoriais gratuitos sobre o Avid Media Composer foi publicada nos fóruns de usuários da Avid.

tutoriais-avid-media-composer

Os tutoriais disponíveis abordam os mais diversos assuntos, desde explicações sobre a interface do Media Composer, que é muito semelhante a do Adobe Premiere até efeitos e truques de montagem para vídeo mais avançados. Portanto, os tutoriais podem ajudar não só as pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre o Media Composer da Avid, mas também os usuários do Premiere e Final Cut, com dicas valiosas de edição não-linear.

O foco no desenvolvimento e distribuição desse tipo de software foi um dos motivos que fez a Avid, vender a Softimage para a Autodesk. A empresa colocou como meta o fortalecimento dos seus produtos na área de vídeo digital. Para os artistas 3d que não entenderam o motivo que fez a Softimage ser vendida, por um preço tão baixo, esse software mostra que a Avid é mesmo focada em vídeo digital.

Como o acesso aos tutoriais é gratuito, o material é mais que recomendado para as pessoas interessadas em aprender sobre edição e montagem para vídeos.