Na semana passada a Lumonix disponibilizou de maneira gratuita um dos seus plugins que até então era pago, esse plugin se chama Puppetshop e foi divulgado aqui no Blog. Hoje foi divulgado que mais um dos seus plugins ganhou uma versão gratuita para uso individual, ou por empresas com até dois funcionários. Agora foi a vez do ShaderFX que é uma fantástica ferramenta que permite aos artistas 3d, criar e utilizar shaders do tipo HLSL, para uso na Viewport do 3ds Max. O funcionamento da ferramenta é muito semelhante aos recém lançados materiais GLSL do Blender 3D, em que vários aspectos dos shaders e da pré-visualização de elementos como materiais e luzes podem ser exibidos antes do render.

Esse é um vídeo de demonstração que mostra o funcionamento do ShaderFX, diretamente da Viewport do 3ds Max.

Assim como aconteceu com o Puppetshop, a Lumonix oferece no seu web site uma série de tutoriais e guias sobre o funcionamento do plugin, com abordagens que vão da interface até interações avançadas, com o uso de partículas do 3ds Max.

O funcionamento desse plugin é peculiar, pois ele permite que os seus shaders sejam construídos com base em estruturas de nós. Isso mesmo, os famosos nós que permitem elaborar as mais diversas composições e combinações são à base do funcionamento do plugin. O que mostra bem a sua flexibilidade e versatilidade.

Apesar desse tipo de ferramenta baseada em nós, ser quase que uma unanimidade hoje, ainda existem alguns artistas 3d que resistem em migrar para esse tipo de ferramenta. O que é perfeitamente compreensível. Para usar esses nós, é necessário um pouco de prática e imaginação, pois não existem receitas certas para combinar efeitos, mas uma gama de opções que agrupadas da maneira correta, podem gerar praticamente qualquer efeito.

Se você for usuário do 3ds Max e ainda não está habituado ao uso de nós, recomendo assistir esse tutorial, com algumas técnicas básicas e combinações que podem auxiliar o uso do ShaderFX:

Com esse ritmo de lançamentos, em algumas semanas a Lumonix vai ficar sem produtos pagos!