Um termo que sempre é mencionado quando o assunto é o futuro da tecnologia é o chamado cloud computing, em que um dia todos os nossos processos e sistemas devem ser executados na internet, sem que seja necessário armazenar dados nos nossos computadores. Apesar dos recentes avanços nesse sentido para ferramentas como o Office, a área de computação gráfica ainda está muito longe de fazer parte dessa revolução. Mas, ainda assim algumas vezes nos surpreendemos com a qualidade das ferramentas online que estão sendo lançadas.

O Sumopaint é um desses ótimos exemplos de ferramenta gratuita que funciona na web. A sua função é reproduzir um ambiente de pintura digital, no melhor estilo Photoshop ou Corel Painter. Mesmo sendo gratuito e funcionar totalmente na web, a lista de recursos do Sumopaint é impressionante:

  • Pinturas organizadas em camadas
  • Camadas com suporte a efeitos de mistura
  • Efeitos de layer
  • Pincéis, formas geométricas e de desenho a mão livre
  • Ferramentas de desenho vetorial
  • Ferramentas de seleção (varinha, lasso e stamp)

Só por essa pequena lista de recursos, qualquer usuário mais experiente do Photoshop já ficaria impressionado, mas depois que você começa a usar a ferramenta é que as coisas ficam mais claras. Além de todas essas vantagens o sistema é extremamente rápido e flexível.

Esse é um vídeo de demonstração publicado pela empresa responsável pelo Sumo:

Algumas dúvidas e pontos interessantes que podem surgir em relação ao uso da ferramenta:

  • Pelo que pude perceber não há restrições no tamanho da pintura. Em um teste rápido consegui criar e trabalhar sem maiores problemas em imagens com 1920 x 1080 pixels (FullHD)
  • Depois que a ilustração estiver pronta, você pode salvar o arquivo no próprio Sumo ou fazer o download da imagem para seu computador em JPEG ou PNG
  • As imagens salvas na sua conta do Sumopaint mantêm as camadas e efeitos

A quantidade de recursos existentes na ferramenta é semelhante ao que encontrávamos em versões mais antigas do Photoshop. Para ilustrações simples e trabalhos que não exijam grandes quantidades de memória, o Sumopaint é mais que suficiente. O maior benefício será para estudantes e entusiastas de arte digital, pois com essa ferramenta é possível praticar pintura em qualquer sistema sem nenhum custo.

Talvez no futuro a empresa responsável pelo Sumopaint torne o serviço parcialmente pago, pois lá já está em uso um sistema de créditos. Você ganha créditos ao divulgar suas ilustrações entre outros usuários da comunidade, em que outras pessoas podem atribuir notas para a qualidade do trabalho. Quanto mais trabalhos de qualidade, mais créditos você ganha. Todos os usuários já começam com 1000 créditos, em que na medida em que o sistema é usado esse número vai caindo. Mesmo assim, deve demorar muito para que você os créditos de um artista acabem, cada imagem nova consome em média 5 pontos.

Eu já estou usando!