Clicky

Configurando projetos arquitetônicos no Autodesk Revit 2009

A escolha da ferramenta usada para desenvolver um projeto pode ser determinante para a entrega do material em tempo hábil, e também como forma de evitar erros e problemas de projeto que muitas vezes podem passar despercebidos. A tecnologia BIM (Building Information Modeling) trouxe vários benefícios para o processo de criação e desenvolvimento de projetos. Mas, essa tecnologia só é útil quando o projeto está bem definido e precisa apenas ser finalizado, para prosseguir até a fase do projeto executivo. Sempre que encontro alguém interessado em trabalhar com projetos arquitetônicos, na maioria das vezes as dúvidas sobre softwares giram em torno da escolha do AutoCAD como principal opção para esse tipo de projeto.

O AutoCAD até aproximadamente 5 anos atrás era sim a principal opção, mas isso hoje já está bem diferente. O que acontece hoje é um verdadeiro ecossistema de softwares e ferramentas que ajudam nas mais diferentes fases de projeto. Por exemplo, conheço alguns escritórios que trabalham com ferramentas da Autodesk como o AutoCAD e Revit, mas sempre iniciam seus projetos com estudos de volumetria no SketchUp, por ser mais rápido e funcionar sem restrições em todos os computadores do escritório. Para fazer isso com o AutoCAD ou Revit, seriam necessárias múltiplas licenças, o que inviabilizaria esse processo.

O SketchUp tem o objetivo de criar a volumetria e o AutoCAD cria os desenhos técnicos. Com o uso do Revit, ArchiCAD ou VectorWorks é possível acelerar esse processo, pois todos usam a tecnologia BIM.

Veja o vídeo abaixo que demonstra como é rápido criar um projeto e todos os seus desenhos técnicos, usando o Revit:

Com o uso da tecnologia BIM, o processo de criação de um projeto é integrado e rápido. Todos os elementos necessários para a documentação de um projeto são criados com base em elementos 3d paramétricos. Portanto, o software sabe que uma parede representada no projeto é uma parede mesmo, e não um sólido 3d com volume. Essa parede pode ter atributos como revestimento, previsão de acabamento e muito mais.

Esses exemplos foram feito com o Revit, mas poderia muito bem ser realizado também com o ArchiCAD ou VectorWorks, pois eles funcionam nos mesmos princípios.

Agora que você sabe um pouco mais sobre essa tecnologia e os softwares de CAD usados para documentar projetos, espero que fique mais fácil escolher a opção apropriada para cada fase. O AutoCAD é bom, mas ele não tem seu foco direcionado para nenhuma área em especial.

2017-04-11T10:33:13+00:00 By |CAD|6 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

6 Comentários

  1. isabela dourado 28/01/2009 em 2:48 pm

    acho que o video foi retirado..
    aqui deu erro
    abraços

  2. Allan Brito 28/01/2009 em 3:54 pm

    Oi Isabela,

    Talvez esteja bloqueado para acesso externo. Clique no vídeo para ri até o Youtube que ele está funcionando lá.

    Abraços

  3. Francisco 23/10/2009 em 1:43 pm

    Tenho uma duvida e gostaria de saber se pode me ajudar !?
    1- Ele funciona igual ao Arqui3D ?
    2-Faz telhados e madeiramento automatico tb ?
    Arqui3D x Revit ? qual a sua opnião?
    Grato

  4. Kandenge Kizembe 12/11/2009 em 12:22 pm

    Eu tenho um notebook com o sistema windows vista basic e pretendo colocar o programa autocad2008 e não consigo.
    Quem pode me ajudar ?

  5. Bruno Yoshiaki Coelho 23/08/2010 em 9:46 am

    Bom dia Allan tudo bom!?

    Sou desenhista e estou iniciando com o programa revit agora, e estou tendo uma dificuldade em fazer projetos completo no Revit para mandarmos para prefeitura. Gostaria de saber se você conhece algum site ou você tem para disponibilizar algum tutorial ou apostila em PDF, pois o escritório na qual trabalho esta querendo implementar o Revit para fazer os projeto no lugar do autocad.

    Muito obrigado pela a juda e tenha um bom dia!

    Atenciosamente

    Bruno Yoshiaki Coelho

  6. Luiza 09/10/2012 em 1:46 pm

    Gostaria de saber se você poderia fazer um projeto de uma casa minima para mim.
    Estou com muitos projetos em mãos e não estou com tempo para este, se puder ficarei grata.
    Não tenho muito tempo para entregar prazo máximo seria domingo ou segunda.

Deixar Um Comentário