No final do ano passado a Fundação Blender anunciou mais um DVD de treinamento, para os artistas interessados em animação de personagens com o Blender. O título do treinamento é Character Animation with Blender 3D, sendo vendido e distribuido sob os mesmos moldes dos outros títulos da Fundação (Creature Factory, Mancandy FAQ e outros). O autor do treinamento se chame William Reynish e ele fez parte da equipe do Big Buck Bunny. Caso você queira ter uma idéia de como é o DVD, um dos vídeos foi publicado no Vimeo.

Mas, é apenas um dos diversos vídeos disponíveis no treinamento, o DVD é muito mais completo. Mesmo assim, ele é uma ótima oportunidade para conhecer um pouco do material.

Animation Workflow chapter – “Learn Character Animation with Blender” from Ben Dansie on Vimeo.

Esse vídeo faz parte das explicações teóricas do DVD, em que o autor do tutorial fala sobre conceitos de animação úteis para artistas interessados em trabalhar com animação, independente da plataforma adotada. O título mesmo é bem sugestivo, em que ele comenta sobre o processo de criação de uma animação, desde a escolha da técnica usada para as poses até a organização dos keyframes. Depois os 12 princípios básicos de animação são comentados.

A duração do vídeo é curta em comparação ao tempo total do treinamento, que é de mais de três horas. Para comprar o DVD, assim como fazer o download de outros vídeos demonstrativos, recomendo visitar o link indicado no início desse artigo. O material no DVD é licenciado sob a licença creative commons, portanto o material pode ser usado até para fins comerciais, você precia apenas citar a fonte de origem no seu trabalho. Apesar de ser gratuito, é muito importante que a compra do DVD seja feita, para incentivar futuros projetos da Fundação Blender.

Com esse tipo de diversidade nos assuntos relacionados à animação, o DVD é útil também para outros artistas interessados em trabalhar com animação de maneira geral e não apenas aos que usam o Blender 3D, sendo inclusive mais barato que treinamentos comercializados por empresas como a Gnomon Workshop.

Os conhecimentos adquiridos no DVD podem ajudar a realizar algumas tarefas um pouco mais complicadas, em termos de animação. Por exemplo, o vídeo abaixo é bem instrutivo, e mostra a preparação de uma animação com um personagem puxando um objeto e dando a impressão de peso.

A animação foi feita no Maya, mas ela representa muito bem o tipo de desafio e procedimento que um artista 3d precisa executar para realizar um trabalho. Repare que mesmo no Maya, o processo de animação é bem parecido ao que é demonstrado no DVD de treinamento do Blender 3D. Sempre que posso mostro esse tipo de comparação para meus alunos, para mostrar que a plataforma ou software 3D é apenas o instrumento de um artista talentoso e com conhecimentos plenos da técnica.