Na maioria dos casos os artistas 3d concentram seus esforços na configuração das luzes de uma cena, para conseguir elaborar uma imagem realista. Mas, alguns aspectos de uma boa renderização ficam um pouco esquecidos, como os parâmetros e opções das câmeras. Uma câmera bem configurada pode fazer toda a diferença, na qualidade e realismo da cena.

Esse é um dos motivos que fazem o estudo da fotografia ser tão importante, para artistas envolvidos com renderização em softwares 3D. Um ótimo exemplo de como esse tipo de configuração pode fazer a diferença, é esse tutorial de renderização com o V-Ray no 3ds Max, em que um artista 3D explica os passos necessários para criar uma cena noturna, com o foco direcionado para objetos de pequena escala.

A imagem final do tutorial é essa:

tutorial-vray-3dsmax-cameras

Repare que temos a clara sensação de uma menor escala dos objetos sobre a mesa, inclusive com detalhes pequenos nas sombras. Para a parte de iluminação foi usada uma fonte de luz fotométrica, que pode ser copiada caso você queira tentar reproduzir a mesma cena. O arquivo IES da luz é disponibilizado como um link externo pelo autor.

O segredo do tutorial, explicado pelo artista em detalhes é o ajuste da câmera do V-Ray usando parâmetros e configurações de uma câmera fotográfica. Por exemplo, como essa é uma cena noturna, a câmera deve ser configurada com um tempo de exposição maior e valores pequenos na abertura do diafragma. Se alguma vez você já precisou realizar configurações e ajustes em uma câmera, essa tarefa não será difícil.

Nos casos em que a cena tem muita luz, as configurações necessárias para a câmera são exatamente o oposto, com uma menor exposição e mais abertura do diafragma. Isso mostra o quanto é importante o conhecimento de fotografia, para conseguir melhores resultados nas renderizações. Outro parâmetro que pode fazer a diferença na imagem é o ISO, que ajusta a sensibilidade da câmera para a iluminação.

É muito comum encontrar alguns artistas que ainda criam as cenas e ajustam apenas a luz, mas como você pode perceber pelo tutorial, os ajustes na câmera podem fazer muita diferença, até mesmo para a criação de imagens estáticas e compor um bom conjunto com a iluminação da cena.

Na maioria dos renderizadores, esses ajustes de câmera estão disponíveis e podem ser ajustados para melhorar as imagens de render. Você pode usar isso no Indigo, YafaRay, Maxwell Render e outros.