Nas últimas semanas a Newtek, empresa responsável pelo desenvolvimento e comercialização do LightWave 3D conseguiu o que muitos publicitários e gerentes de marketing sonham fazer; criar uma campanha para divulgar um produto, que desperte interesse de consumidores fiéis e também os da concorrência. Desde que um e-mail enviado para vários usuários cadastrados no web site da Newtek, eu estou incluso nessa lista, indicando o lançamento de algo revolucionário chamado de LightWave Core, a comunidade de artistas 3d estava em polvorosa tentando descobrir do que se tratava o produto.

O mais interessante da campanha é que o web site contava com um contador regressivo, mas também com várias mensagens escondidas sobre o que seria o Core. Essas mensagens estavam em código, nas fontes usadas para o site, no código HTML do mesmo e muito mais. Uma página de login que mostrava mensagens diferentes para combinações específicas de usuário e senha. Em suma, a comunidade inteira de artistas 3d que freqüentam web sites como a CG Society estava muito curiosa para saber do que se tratava essa nova tecnologia.

Hoje, mais exatamente às 19:00 no horário de Brasília estava agendada uma palestra online, no mesmo estilo da Apple, transmitida por streaming que revelaria os “segredos” do CORE.

Resultado? O interesse da comunidade foi subestimado:

  • Web site e fóruns da Newtek fora do ar;
  • Sistema de Streaming com atraso;
  • Apresentação em vídeo com os recursos 3d é amadora;

Até agora, algumas horas depois do lançamento o web site da Newtek está instável e demorando vários minutos para carregar páginas simples. Ao que parece o frisson gerado pela campanha superou as melhores expectativas da Newtek.

Mas, afinal o que é o CORE?

O LightWave 3D CORE é a próxima geração do LightWave, que muda completamente os paradigmas em que o LightWave é desenvolvido. Por exemplo, agora o aplicativo está integrado e não existe mais o Modelador/Layout separados em duas plataformas diferentes. Ele está escrito sob um novo paradigma de desenvolvimento, fazendo com que seja mais fácil atualizar o sistema e permite adicionar recursos, como um histórico de eventos e modificadores organizados em grupos.

Algumas imagens da interface, apresentada no vídeo (clique para aumentar):

lightwave-core

Essas são algumas características do CORE:

  • Compatível com processadores de vários núcleos;
  • Utiliza a GPU
  • Multiplataforma
  • Utiliza Python como linguagem

Isso é tudo que consegui reunir até agora, pois pouco foi divulgado e os servidores ainda estão instáveis.

Agora, o mais polêmico é hardCORE membership, apresentado como parte do CORE. Os usuários compram o software por um modelo de assinatura. Você precisa desembolsar 1400 dólares para ter acesso ao software, assim como vídeos e documentação assim como:

  • Fóruns exclusivos
  • Acesso a material beta
  • Convites VIP para eventos
  • Tutoriais exclusivos

Esse tipo de comportamento, impondo um sistema de assinaturas para os usuários foi um gigantesco tiro no pé, para apresentar um software revolucionário sim, mas para os usuários do LightWave. A maioria dos recursos apresentados já estão disponíveis há um bom tempo em softwares como o 3ds Max, Maya, Softimage e Blender 3D.

A grande maioria das mensagens e comentários sobre o sistema são negativas. Sem mencionar a apresentação amadora e extremamente podre preparada pela Newtek. Até o plano de fundo do vídeo, que consegui assistir por alguns breves momentos era péssimo, parecendo um vídeo caseiro. A interface simples e os conceitos apresentados foram decepcionantes, para o tamanho do segredo e expectativa gerada em torno do software.

Mesmo antes do software ser lançado, esse já é um tremendo fracasso em termos de relação com futuros consumidores. Todo o esforço e interesse levantado pela brilhante campanha, foi perdido em pouco mais de duas horas. O que resume bem a situação é o comentário de um artista 3d frustrado em um dos fóruns que visitei; “a Autodesk teria feito a apresentação direitinho“.

Para saber mais, recomendo visitar esse endereço, em que o assunto está sendo discutido na CG Society.