Tutorial Adobe Premiere: Controlando o tempo de vídeos na timeline

Um recurso muito importante e útil na composição e montagem de vídeos é a manipulação dos tempos e velocidade dos clipes envolvidos. Esse tipo de edição é fácil de visualizar em programas de TV e no cinema, pois consistem em um ótimo recurso para atribuir dinamismo a uma seqüência de vídeo. Existem várias maneiras de fazer esse tipo de manipulação dos tempos, dependendo do software usado para fazer a edição. No caso do Adobe Premiere, a ferramenta usada para fazer esse tipo de edição é o Time Remapping que pode ser aplicado diretamente sobre um clipe de vídeo.

Como essa ferramenta funciona? Para saber como é possível fazer o efeito, esse tutorial mostra o funcionamento do Time Remapping no Premiere. O material está em vídeo, e faz parte de uma vasta coleção de dicas sobre edição de vídeo com o Premiere. O material é muito bom para os artistas interessados em aprender um pouco mais sobre vídeo design.

tutorial-tempo-adobe-premiere

Se você sabe adicionar efeitos e controlar parâmetros de filtros na janela Effects Controls, o processo de controle do Time Remapping será muito mais fácil. No tutorial, o autor recomenda que o controle do efeito seja feito diretamente na timeline, usando a trilha do clipe de vídeo. Essa é uma maneira extremamente dinâmica e rápida de controlar o efeito, pois é possível usar curvas para controlar a dinâmica do efeito.

Para usar essa ferramenta, é necessário acionar o Time Remapping e escolher a única opção disponível chamada de Speed. Se certifique que o botão “Show Keyframes” está acionado, nos controles específicos para essa trilha da timeline. Assim será possível usar a ferramenta Pen tool para ajustar o formato das curvas na trilha específica do clipe. Essas curvas funcionam como curvas bezier, com pontos de controle e possibilidades de criar transições usando ease in ou ease out, o que abre muitas possibilidades para efeitos.

Com todos os preparativos feitos, você pode manter a tecla CTRL pressionada e adicionar os keyframes em forma de curvas. O controle da velocidade é feito de forma gráfica, em que é possível acelerar ou reduzir a velocidade do vídeo direcionado o gráfico para a parte superior ou inferior. Como o controle foi feito usando gráficos, a dinâmica e velocidade nos ajustes pode ser realizada de maneira muito veloz!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *