Nos últimos dias uma série de pequenos artigos sobre o 3ds Max design 2010 está sendo disponibilizada em web sites da Autodesk. O último desses artigos aborda as melhorias e novas ferramentas na parte de modelagem 3d do 3ds Max design 2010, que agora devem incorporar um dos mais famosos plugins de modelagem para o Max, o chamado Polyboost. Esse plugin adiciona algumas ferramentas fantásticas ao 3ds Max, e continua sendo comercializado como uma ferramenta que se incorpora a interface do 3ds Max, facilitando o processo de modelagem. Mas, o que esse plugin realmente faz? Para exemplificar o funcionamento da ferramenta, o vídeo abaixo demonstra algumas das opções disponíveis no Polyboost 3.0, que já está desatualizado pois existe uma versão 4 já disponível.

Como você pode perceber o forte mesmo do plugin é na manipulação de dados e elementos típicos de modelos criados com subdivisão. As opções de gerenciamento e seleção de loops são fantásticas! Por exemplo, imagine aquela situação em que você acabou de elaborar um modelo 3d com várias arestas, mas os vértices e arestas dos objetos acabaram ficando com espaçamento irregular. O plugin pode espaçar os diferentes elementos de um objeto, como vértices e arestas com a mesma distância para organizar a topologia do modelo 3d.

Outro ponto interessante é o deslocamento de loops de vértices, para transformar arestas com ângulos retos em superfícies curvas. Assista ao vídeo com calma e você vai perceber o quão útil essa ferramenta se torna para um artista especializado em modelagem.

Ao que parece a Autodesk licenciou o conteúdo do plugin para incorporar o mesmo ao 3ds Max design 2010, com isso o autor da ferramenta deve ter recebido uma boa proposta em dinheiro para comercializar o seu produto para todos os usuários do Max. Essa é uma ótima maneira de “comprar” atualizações, por parte da Autodesk que deve ter economizado um bom dinheiro em pesquisa para fazer algo parecido.

O link indicado no início desse artigo mostra algumas imagens com a ferramenta já incorporada a nova interface do 3ds Max 2010, com o sistema organizado no formato Ribbon. Essa interface, assim como as opções de modelagem são apresentadas em mais detalhes, inclusive cm inúmeros vídeos de demonstração da ferramenta.

Esse novo sistema de modelagem do 3ds Max, que segundo os artigos da Autodesk, representam uma das maiores evoluções em termos de modelagem 3d para a ferramenta nos últimos anos, se chamará Graphite Modeling tools.

Mesmo que você não use o 3ds Max, essa ferramenta pode apresentar algumas idéias interessantes para o desenvolvimento de soluções parecidas para outros softwares como o Blender 3D, Softimage XSI, Maya e outros.