A tarefa de animar alguns tipos de objetos pode se tornar tediosa e repetitiva, principalmente quanto o tema da animação envolve a manipulação de múltiplos objetos. Nesses momentos é que os estúdios médios e grandes acabam acionando as equipes especializadas no desenvolvimento de scripts para ajudar os animadores. Um ótimo exemplo disso foi o personagem Rhino da animação Bolt, que estava passando nos cinemas recentemente. O personagem ficava a maior parte do tempo envolto em uma esfera transparente, e isso era determinante para os seus movimentos na animação.

Para conseguir realizar a animação em tempo, os engenheiros de software do estúdio desenvolverem várias ferramentas personalizadas para ajudar os animadores com a tarefa. Assim, os animadores se concentravam exclusivamente na animação e parte artística do projeto, sem as complicações técnicas do projeto impedindo o desenrolar da animação.

No caso de animadores freelance, que realizam projetos de maneira independente, os scripts e ferramentas personalizadas são mais custosos de usar. Por isso, sempre que uma ferramenta gratuita aparece, é preciso correr e aproveitar a oportunidade. Veja o exemplo do excelente script desenvolvido por Moutafis Nick, que pretende ajudar animadores a manipular e controlar tentáculos animados no 3ds Max.

Esse tipo de ferramenta pode ajudar muito em projetos que envolvam personagens com múltiplos tentáculos. Como a animação dessas partes dos personagens é geralmente repetitiva e precisa apenas repetir movimentos padronizados, para compor o cenário ou ambientação do personagem, o script consegue resolver muito bem o problema. O vídeo abaixo mostra a ferramenta sendo usada para controlar a animação de alguns tentáculos no 3ds Max, e descreve a maioria das ferramentas disponíveis:

Tentacles script demonstration from Nick Moutafis on Vimeo.

Para copiar o script e instalar na sua versão do 3ds Max, visite esse endereço.

Como é possível perceber pelo vídeo, as ferramentas de controle do script são úteis e conseguem manipular tentáculos individuais, que podem muito bem simular uma cauda, ou então tentáculos múltiplos com movimentos controlados individualmente.

Só de assistir ao vídeo, podemos perceber que configurar a animação desse tipo de objeto manualmente seria muito trabalhoso, principalmente se alguma coisa precisasse ser atualizada.