Animação de tentáculos no 3ds Max: Script para automatizar a animação

A tarefa de animar alguns tipos de objetos pode se tornar tediosa e repetitiva, principalmente quanto o tema da animação envolve a manipulação de múltiplos objetos. Nesses momentos é que os estúdios médios e grandes acabam acionando as equipes especializadas no desenvolvimento de scripts para ajudar os animadores. Um ótimo exemplo disso foi o personagem Rhino da animação Bolt, que estava passando nos cinemas recentemente. O personagem ficava a maior parte do tempo envolto em uma esfera transparente, e isso era determinante para os seus movimentos na animação.

Para conseguir realizar a animação em tempo, os engenheiros de software do estúdio desenvolverem várias ferramentas personalizadas para ajudar os animadores com a tarefa. Assim, os animadores se concentravam exclusivamente na animação e parte artística do projeto, sem as complicações técnicas do projeto impedindo o desenrolar da animação.

No caso de animadores freelance, que realizam projetos de maneira independente, os scripts e ferramentas personalizadas são mais custosos de usar. Por isso, sempre que uma ferramenta gratuita aparece, é preciso correr e aproveitar a oportunidade. Veja o exemplo do excelente script desenvolvido por Moutafis Nick, que pretende ajudar animadores a manipular e controlar tentáculos animados no 3ds Max.

Esse tipo de ferramenta pode ajudar muito em projetos que envolvam personagens com múltiplos tentáculos. Como a animação dessas partes dos personagens é geralmente repetitiva e precisa apenas repetir movimentos padronizados, para compor o cenário ou ambientação do personagem, o script consegue resolver muito bem o problema. O vídeo abaixo mostra a ferramenta sendo usada para controlar a animação de alguns tentáculos no 3ds Max, e descreve a maioria das ferramentas disponíveis:

Tentacles script demonstration from Nick Moutafis on Vimeo.

Para copiar o script e instalar na sua versão do 3ds Max, visite esse endereço.

Como é possível perceber pelo vídeo, as ferramentas de controle do script são úteis e conseguem manipular tentáculos individuais, que podem muito bem simular uma cauda, ou então tentáculos múltiplos com movimentos controlados individualmente.

Só de assistir ao vídeo, podemos perceber que configurar a animação desse tipo de objeto manualmente seria muito trabalhoso, principalmente se alguma coisa precisasse ser atualizada.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

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