Como forma de promover o uso dos seus produtos, a Autodesk está disponibilizando alguns vídeos promocionais que mostram empresas e estúdios de animação, comentando sobre a facilidade e potencial dos seus produtos. O vídeo que indico hoje tem como ponto de partida a Lucas Film Animation, que está produzindo a série animada Clone Wars, que começou com um longa metragem que depois foi convertido em uma série semanal. O software escolhido pela Lucas Film Animation foi o Maya, para todas as fases da produção dessa animação. Essa não deve ter sido uma escolha difícil, já que a ILM já é quase que totalmente baseada em Maya.

O vídeo mostra algumas fases da produção dessa série animada, com alguns dos artistas envolvidos na produção comentado sobre os vários desafios em criar vários pequenos episódios da animação, em seqüência que não são habituais para uma produtora. Se você já teve oportunidade de assistir a qualquer uma das séries animadas por computação gráfica hoje, a maioria deixa muito a desejar na parte de sofisticação e qualidade de animação. O desafio do estúdio era oferecer ao público, o mesmo nível de qualidade em termos de animação e história que foi vista nos cinemas. Ao menos esse foi o comentário dos entrevistados no vídeo.

Esse é o Making of:

Uma coisa que chama a atenção e com certeza é o motivo que faz com que a Lucas Film e outras empresas adotem o Maya, como plataforma principal de criação em 3d é a flexibilidade para criar ferramentas personalizadas usando MEL. Repare que em algumas tomas em que aparece um modelador ou artista trabalhando, existem alguns Shelfs com ferramentas personalizadas no Maya e também menus flutuantes repletos de opções próprias para o estúdio.

No final do vídeo o assunto acaba focando na alegria e satisfação dos animadores em trabalhar com projetos relacionados ao Star Wars. Mesmo que você não use o Maya, o vídeo é interessante por mostrar, mesmo que de maneira rápida, um pouco da Lucas Film Animation e como são produzidos os episódios do Clone Wars.