Os tutoriais que abordam a criação de objetos que apresentam topologias complexas são sempre interessantes de assistir, mesmo que o software usado no tutorial não seja muito famoso ou usado por artistas 3d. Um desses softwares que não tem uma grande base de usuários é o Hexagon, que apesar de ser um excelente modelador acaba caindo nas mesmas limitações de softwares como o Silo 3D e do Modo 3D nas suas versões iniciais. O problema dessas ferramentas é que a especialização em apenas uma tarefa, como a modelagem, não é bem aceita por artistas ou estúdios. Quanto maior for a quantidade de softwares necessários para finalizar um projeto, mais problemas com a topologia ou na compatibilidade dos arquivos.

Dentre os softwares citados, o Modo está aos poucos se transformando em uma suíte de modelagem e animação, e cada vez ganhando mais usuários.

Na semana passada foi lançado um tutorial bem completo sobre a modelagem de uma mão usando o Hexagon, a modelagem é realizada em várias fases e pode ser muito bem reproduzida em outros softwares de modelagem, pois a técnica usada é a subdivisão. O processo é bem simples, e nos vídeos do tutorial podemos até visualizar a utilização de uma ferramenta comum hoje nos softwares 3d, que é o desenho a mão livre sobre áreas de modelagem, para planejamento e comunicação entre equipes. Nesse caso em especial, o autor do tutorial usa uma ferramenta semelhante ao Grease Pencil do Blender 3D para planejar e topologia da mão em 3d, antes de começar a efetivamente trabalhar na modelagem.

O tutorial está dividido em três partes, perfazendo quase 30 minutos de vídeo:

O exercício de modelagem para a criação de uma mão em 3d é extremamente válido, tanto para artistas iniciantes como para pessoas mais experientes. Dentre as partes da modelagem orgânica direcionada para personagens, a mão e a orelha figuram entre as topologias mais difíceis de reproduzir em 3d, pela quantidade de detalhes e complexidade da morfologia dos objetos.

Por isso, se você estiver aprendendo modelagem 3d e gostaria de seguir o tutorial para reproduzir uma mão como essa, selecione uma fotografia de referência como fez o autor do tutorial e tente reproduzir o modelo.