Introdução ao OpenGL: Vídeos e tutoriais básicos

Para qualquer artistas 3d o próximo passo necessário para ter domínio completo sobre os ambientes 3d, é partir para a programação e personalização de ambientes e ferramentas. Mesmo que você não seja artistas 3d, mas tem interesse em desenvolver projetos na área gráfica ou mesmo começar um trabalho de pesquisa, o caminho inevitável será o uso de algumas das áreas da ciência ligada a visualização 3D. O estudo do OpenGL é um desses caminhos, que sei muito bem pela quantidade de pedidos pelo formulário de contato, ser um tipo de conhecimento muito desejado em cursos como sistemas de informação ou ciências da computação.O foco da pesquisa científica nesse tipo de curso é direcionado para a parte técnica dos softwares e sua integração com o hardware do computador, nesse caso as placas de vídeos e suas GPUs.

Caso você se enquadre nessa categoria, entre as pessoas que gostariam de aprender um pouco mais sobre o OpenGL para a faculdade, ou mesmo é um artista 3d que tem curiosidade em conhecer a fundo a comunicação com o hardware na parte de vídeo, existem alguns tutoriais muito bons para iniciantes. Na semana passada estava fazendo algumas pesquisas sobre programação para jogos, mais especificamente alguns algoritmos para controlar trajetórias e me deparei com uma excelente lista de tutoriais em vídeo sobre OpenGL.

tutoriais-opengl

Os tutoriais estão divididos em cinco partes, que abordam desde a parte básica mesmo com a configuração do ambiente de desenvolvimento no Windows, Linux e Mac Os X.

Esses são os títulos de cada parte:

  1. Formas básicas: A primeira parte do tutorial mostra como é possível criar primitivas 3d, adicionar luz e sombra, materiais e texturas.
  2. Tópicos em programação 3D: Com a modelagem 3d assimilada, a segunda parte aborda animação, colisão e outros tópicos interessantes para criação de jogos.
  3. Efeitos especiais: Aqui temos uma explicação sobre sistemas de partículas, transparência e outros assuntos relacionados a efeitos.
  4. Otimizando a forma e aparência: A penúltima parte fala sobre o processo de otimização dos aplicativos com o uso de mapas para relevos, materiais e visualização de objetos.
  5. Aplicação 3d interativa: Para finalizar a seqüência, um pequeno tutorial sobre a produção de um jogo.

Se você já teve curiosidade em saber um pouco mais sobre OpenGL, pelo menos a parte programada dele, os tutoriais são um ótimo ponto de partida, para estudos mais avançados. Todo o material está disponível em texto e vídeo.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 comentários sobre “Introdução ao OpenGL: Vídeos e tutoriais básicos”

  1. this is my image.
    i hold the copyright, you are not allowed to use it here.
    what you do is illegal and disrespectful.
    take it down immediately.
    thank you.

    lenny

  2. Hi Lenny,

    I’ve removed the image as you requested.

    I understand that you hold the copyright for those particular image. But, if you really didn’t wanted that a image in your flicker account was used in other sites, why leave the embed option enabled in flicker? I embed your image using the flicker code, available in your gallery, so I assumed you would agree to that.

    Anyway, I have removed the image. Sorry for any inconvenience.

    Regards
    Allan

  3. OpenGL, no caso uma ótima API 3D, dizem ue DirectX 10 é bem melhor pela sua quantidade absurda de recursos, contudo acho a OpenGL mais especializada e simples, tanto é que possui poucas funções para definir várias situações polionais, obrigado ao desenvolvedor a meter a cara no livro de matemática (gosto muito de C/C++, mas por enquanto estou investindo mais meu tempo em Java).

    O site até que é interessante, mas um muito bom mesmo também é este aqui: http://nehe.gamedev.net/

    Ele fala toda a abordagem de uso básico ao avançado usando OpenGL e de várias maneiras, sendo um site estremamente rico.

    tem até um capítulo que ensina como criar uma enginer que ler arquivos de modelos Quake 2 e exibe os modelos poligonais em rotação.

    E Allan, pelo visto está tendo problemas de copyright e permissão com lenny, né.

  4. Oi Cristovao,

    Sim, ao que parece o Lenny não gostou que publiquei uma imagem dele para ilustrar o arquivo. O problema é que a imagem estava no Flickr, com a opção de Embed para outros sites habilitada. Portanto, achei que o autor estava de acordo com o uso da imagem.

    Pelo visto não, mas já resolvi. Pedi desculpas ao Lenny e removi a imagem, que por sinal fazia um link para o perfil dele no Flickr.

    Abraços e obrigado pelas suas dicas também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *