Clicky

Tutorial SketchUp: Animação de câmera

O objetivo principal do SketchUp não é criar animações 3d, mas os artistas que escolherem essa ferramenta gratuita do Google para modelar e apresentar seus projetos, podem realizar algumas animações de câmera simples usando cenas para adaptar a função que seria dos keyframes. Na animação elaborada com a manipulação de cenas, o artista pode apresentar diferentes ângulos do seu modelo de de maneira simples, sem a sofisticação de um software como o Blender 3D, 3ds Max ou outro para controlar e determinar com exatidão as trajetórias das câmeras. Mas, ainda assim para apresentações simples em que é necessário apenas mostrar diferentes pontos da volumetria, as cenas do SketchUp podem ajudar muito.

O ideal é começar a trabalhar com os ajustes da animação, quando o modelo 3d estiver totalmente concluído. A configuração da animação funciona assim, primeiro você precisa posicionar a visualização do seu modelo 3d em um ponto chave. Esse ponto será usado como marcação para a animação. Quando o ponto estiver definido, podemos abrir o menu de gerenciamento de cenas que é acessado em Window->Scenes como mostra imagem abaixo.

sketchup7-cenas01.jpg

Esse tutorial foi escrito usando o SketchUp 7, mas a mesma técnica funciona para versões anteriores do SketchUp. Nesse painel é possível adicionar novas cenas usando o sinal de +. Quando uma nova cena for adicionada, altere a posição da câmera e determine o enquadramento para o modelo 3d na segunda cena. O mesmo procedimento pode ser realizado para as outras posições de câmera desejadas na cena. Com várias cenas adicionadas, basta clicar nas abas com o respectivo nome da cena para que a câmera do SketchUp deslize e se ajuste na posição em que a cena foi criada.

Ao criar uma nova cena é importante manter a opção Include in animation marcada, essa opção está disponível no menu de cenas.

sketchup7-cenas02.jpg

Se você for clicando em seqüência nos nomes das cenas, teremos uma animação simplificada. Para as pessoas que gostariam de gravar a animação em vídeo, recomendo o uso de algum software para captura de tela. Uma ótima opção é o Camstudio que é gratuito.

A animação pode ficar ainda mais interessante se forem usados alguns dos estilos relacionados com ilustração do SketchUp, que podem fazer com que as linhas e formas 3d do projeto adquiram a aparência de renderizações do tipo NPR. Um aspecto interessante desse tipo de animação é que existe interação do usuário, controlando o movimento da câmera de maneira não-linear. Por exemplo, caso a apresentação esteja na quinta cena e uma dívida sobre o projeto demande que a segunda cena seja visualizada, basta clicar na segunda cena para que a visualização seja alterada de ordem.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

6 Comentários

  1. Cleômenes L. 18/02/2009 em 12:31 pm

    Allan Brito, parabéns pelo excelente blog!
    É leitura diária pra mim.
    É muito bom ver as dicas sobre Sketchup por aqui pois eu tenho usado bastante esse ótimo software.

    Sobre as animações é possível exportar diretamente do Sketchup para um AVI sem a necessidade de um programa de captura de tela. É só ir no menu FILE / EXPORT / Animation…
    Pode-se também escolher algumas opções dentro do botão Options…

    Abraço!

  2. Allan Brito 18/02/2009 em 12:35 pm

    Oi Cleômenes,

    Essa opção funciona também, mas com a gravação da tela usando softwares como o Camstudio, o artista pode planejar melhor a animação. Por exemplo, você pode criar a sua própria sequência de apresentação das cenas, clicando de maneira fora de ordem nas cenas.

    Mas, obrigado pelo dica mesmo assim. Fico feliz que você esteja gostando do blog.

    Abraços

  3. LG Trevisani 18/02/2009 em 3:22 pm

    Parabens pelo blog!
    os artigos mais interessantes sobre SketchUp eu encontro aqui sempre acompanhando pelo Feed!

    Parabens mesmo!!!

  4. Patrick Chagas 24/03/2010 em 2:10 pm

    Olá, gostei da dica, mas o melhor método para se gravar uma animação é: Arquivo>exportar>animação. Você pode configurar da forma que quiser e até definir a taxa de frames! A opção gravar da tela não é muito indicada pois perde muito na taxa de frames. Mas valeu a dica.

  5. derick 30/03/2011 em 4:58 pm

    estou com 1 problema , na animaçao , quando crio uma nova cena , tipo e mexo na 1 cena , e quando vou para segundo esta do mesmo jeto da 1 . e se mexo na segunda muda tbm o do primeiro …

  6. Silas Cooper 12/11/2011 em 10:05 am

    Bom dia..

    gostaria de ter mais informações de como proceder nesta modelagem de imagem no sketchup, pois ja trabalho no sketchup e estou tentando de todas as formas conseguir estas informações.

    estou tentando dar este passeio virtual por sobre meus projetos , pois trabalho com paisagismo de praças e não sei como fazer.

    sera que vc pode me ajudar?

    desde ja agradeço.

Deixar Um Comentário