A parte técnica dos softwares 3d é relativamente simples de aprender, pois basta conhecer a localização dos botões que adicionam os keyframes e a janela em que editamos as curvas. Com isso você já pode dizer que conhece sobre a parte técnica. Mas, para que consiga realmente produzir uma animação é necessário um mínimo de embasamento artístico, e isso envolve o conhecimento da física e dinâmica relacionada à animação 3d. Um conjunto de tutoriais muito bons, sobre a dinâmica de funcionamento desse tipo de animação envolvendo movimento, pode ser encontrada nesse link. O material está disponível para download no formato PDF, sendo muito bem ilustrado.

tutorial-animacao-fisica-dinamica

Ao chegar à página indicada podemos encontrar dois arquivos para download, que falam sobre os seguintes assuntos:

  • Física do tempo e espaço para animação (timing): O primeiro texto fala sobre o planejamento de keyframes e a relação que o deslocamento dos objetos tem com o tempo na animação. Por exemplo, qual a melhor distância entre dois keyframes diferentes em uma animação? Como isso pode influenciar na mensuração da velocidade? O texto faz uma ótima mistura entre as leis da física que regem o movimento, e como isso pode ser transpassado para a animação 3d.
  • Física do movimento não-linear em animação: Aqui temos outro texto que faz uma abordagem mais direcionada a maneira com que os objetos se movem no espaço. Por exemplo, quando um objeto qualquer despenca de uma mesa, qual é o tipo de trajetória que ele faz? É uma curva? Uma linha reta? Para quem só consegue imaginar as trajetórias de animação em linha reta, esse texto vai trabalhar algumas idéias e conceitos interessantes para melhorar essa animação.

Entre os dois textos, o mais importante para quem está começando a trabalhar com animação é o primeiro, pois a percepção do timing para esse tipo de projeto é muito importante. Como o timing só é dominado com muita prática, o texto corta o caminho da prática oferecendo dicas e opções para planejar o tempo da animação, e a posição dos keyframes antes mesmo de começar o projeto.

Como o material é direcionado para animação de maneira geral, ele é indicado para todos os artistas 3d, independente do software que você use.