Essa é uma pergunta que recebo freqüentemente por e-mail, sobra qual é o melhor software 3d para começar a trabalhar ou simplesmente qual é o melhor de todos. A pergunta é muito difícil de responder, pois a resposta está condicionada a uma série de variáveis e necessidades pessoais de cada artista, para que a reposta possa se adaptar a sua realidade. Por exemplo, uma pessoa interessada em trabalhar apenas com simulações físicas avançadas talvez prefira o Houdini, mas isso não quer dizer que ele é melhor ou pior que outros softwares 3d. Para tentar dirimir esse tipo de dúvida, um web site chamado CGenie, realizou uma pesquisa com vários artistas sobre a popularidade e satisfação dos usuários com vários softwares 3d.

Entre os softwares 3d que participam da pesquisa, encontramos todos os pesos pesados da Autodesk, assim como a concorrência formada por Modo 3D, LightWave, Cinema 4D e Houdini. Para representar a comunidade de código aberto, estava lá o Blender 3D na lista. Para conferir os resultados da pesquisa, visite esse link que leva diretamente ao CGenie.

pesquisa-softwares3d.jpg Imagem

Para entender um pouco mais sobre o tipo e teor da pesquisa, essas foram algumas das perguntas apresentadas aos artistas 3d que aceitaram participar:

  • Qual é o software que apresenta a maior quantidade de novas ferramentas?
  • Qual o software passa a impressão de melhor retorno sobre o investimento financeiro?
  • Qual software apresenta melhor periodicidade nas atualizações?
  • Qual o software que aparenta apresentar mais correções de bugs que novas ferramentas nas atualizações?
  • Qual software recebe ferramentas requisitadas por usuários e artistas?
  • Qual software você é fã?
  • Qual é o software com o melhor suporte ao usuário?
  • Qual a sua inclinação para migrar para outro software? Qual seria esse software?

O mais interessante desse tipo de pesquisa é acompanhar os resultados, principalmente na parte em que os softwares são postos a prova com suporte ao usuário e adição de novos recursos. Só para que você tenha uma idéia, o Blender 3D foi o vencedor em grande parte dos quesitos. Os softwares da Autodesk, o 3ds Max e o Maya foram literalmente massacrados na pesquisa, com usuários dizendo que gostariam muito de migrar para outras plataformas. Esse é o resultado da política de relacionamento da Autodesk.

Isso não quer dizer que o 3ds Max ou Maya sejam softwares de baixa qualidade, mas mostra um início de insatisfação com a política da empresa. O Blender 3D foi um dos destaques da pesquisa, junto com o Houdini e o Modo 3D.