Pesquisa mostra qual o melhor software 3D na opinião de artistas

Essa é uma pergunta que recebo freqüentemente por e-mail, sobra qual é o melhor software 3d para começar a trabalhar ou simplesmente qual é o melhor de todos. A pergunta é muito difícil de responder, pois a resposta está condicionada a uma série de variáveis e necessidades pessoais de cada artista, para que a reposta possa se adaptar a sua realidade. Por exemplo, uma pessoa interessada em trabalhar apenas com simulações físicas avançadas talvez prefira o Houdini, mas isso não quer dizer que ele é melhor ou pior que outros softwares 3d. Para tentar dirimir esse tipo de dúvida, um web site chamado CGenie, realizou uma pesquisa com vários artistas sobre a popularidade e satisfação dos usuários com vários softwares 3d.

Entre os softwares 3d que participam da pesquisa, encontramos todos os pesos pesados da Autodesk, assim como a concorrência formada por Modo 3D, LightWave, Cinema 4D e Houdini. Para representar a comunidade de código aberto, estava lá o Blender 3D na lista. Para conferir os resultados da pesquisa, visite esse link que leva diretamente ao CGenie.

pesquisa-softwares3d.jpg Imagem

Para entender um pouco mais sobre o tipo e teor da pesquisa, essas foram algumas das perguntas apresentadas aos artistas 3d que aceitaram participar:

  • Qual é o software que apresenta a maior quantidade de novas ferramentas?
  • Qual o software passa a impressão de melhor retorno sobre o investimento financeiro?
  • Qual software apresenta melhor periodicidade nas atualizações?
  • Qual o software que aparenta apresentar mais correções de bugs que novas ferramentas nas atualizações?
  • Qual software recebe ferramentas requisitadas por usuários e artistas?
  • Qual software você é fã?
  • Qual é o software com o melhor suporte ao usuário?
  • Qual a sua inclinação para migrar para outro software? Qual seria esse software?

O mais interessante desse tipo de pesquisa é acompanhar os resultados, principalmente na parte em que os softwares são postos a prova com suporte ao usuário e adição de novos recursos. Só para que você tenha uma idéia, o Blender 3D foi o vencedor em grande parte dos quesitos. Os softwares da Autodesk, o 3ds Max e o Maya foram literalmente massacrados na pesquisa, com usuários dizendo que gostariam muito de migrar para outras plataformas. Esse é o resultado da política de relacionamento da Autodesk.

Isso não quer dizer que o 3ds Max ou Maya sejam softwares de baixa qualidade, mas mostra um início de insatisfação com a política da empresa. O Blender 3D foi um dos destaques da pesquisa, junto com o Houdini e o Modo 3D.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

11 comentários sobre “Pesquisa mostra qual o melhor software 3D na opinião de artistas”

  1. Lendo tudo da a impressão que sempre quando e falado sobre o Blender , e de uma forma superficial sem muita importancia deixando o destaque mais para o Houdini, modo e cinema4d. Mesmo o Blender ficando em primeiro , ele e de uma maneira ignorado , ficando os outros tres e o fraco resultado da Autodesk com comentarios recheados e orgulhosos!! Se da pouca importancia no fato de o Blender se destacar popularmente muito mais do que outros softwares que sao famosos por grandes produções !! Se fosse um software caro e usado em grandes produções ?? Ainda sim seria o preferido!!????????

  2. Oi Leonardo,

    Mesmo sem o devido destaque nos comentários, esse tipo de pesquisa é muito importante para o Blender. Ele está no mesmo nível de softwares como Houdini e Modo, que tem empresas e orçamentos publicitários para divulgar seus produtos. O Blender precisa dos esforços de usuários e artistas para divulgação.

    Pode apostar que mesmo sem os comentários, a pesquisa foi positiva.

    Abraços

  3. Eu respondi este questionamento no entanto se virar de cabeça pra baixo vc terá os mais usados e caros no pacote.Apesar do houdini ser muito caro.

    Acho estas perguntas chatas porque o Blender tem se desenvolvido lentamente.E isso faz com que a comunidade deixe apenas nas mãos da Blender Foundation as grandes novidades.No fundo todos querem ser a Autodesk.Se o Wings não fosse tão tosco o blender talvez não tivesse nem na lista ou o Art of Illusion – o fato é que o Blender não tem como suportar grandes produções.Quanto mais aprendo sobre ele mais sei disso.O uso dele em minhas mãos é para a criação de personagens pois é muito dinâmico para isso.E sem dúvida o melhor e mais ainda e FREE.Mas achar Elephants Dreams ou Big Buck Bunny umna grande produção é sacanagem.Eu vejo um excelente e grande esforço mas longe de ser tornar um plataforma padrão – talvez nem seja a intenção.Não preciso falar de Yo Frankie!.Há algum tempo ferramentas como o blender não são mais novidades.Ferramentas free devem ser quase iguais as caras e tidas como “PRO” infelizmente o blender é o único que consegue uma excelência tanto em produção quanto em marketing dentro de ferramentas livre.Por algumas décadas ainda será um sonho ter uma ferramenta assim.

    Um dia irei aprender a usar o Maya que acho ser uma grande e poderosa fábrica mas peca pelo seu visual e complexidade – aliás o Blender também.Acho o Modo fantástico pena que sabe-se pouco do seu potencial.O Cinema 4D tem bom preço e é muito bom ainda mais com o módulo BodyPaint.No fim das contas resta o meu estressado Max que está ficando parado no tempo mas promete apartir da próxima versão..quem prometeu foi o XSI mas e agora?

    Foi como o tênis no Brasil tivemos um bi campeão de Roland Garros mas não tivemos o BUMMMMMM! do tênis bo Brasil.

  4. vejo que ao escolher o Blender não me enganei pois é uma grande ferramenta de trabalho e estou apostando no 2.50 para automação de animação pois a unica queixa sobre ele é que algumas ferramentas não podem ser auto animadas e quando forem modificadas sera um software perfeito.

  5. Meu primeiro software 3D foi o Blender, justamente por que tinha muitos tutoriais e a comunidade era grande e disposta a ajudar… Mas sempre pensei em só aprender com ele, pra mais tarde mudar para um software com nome mais “pesado”.
    Então fui aprender a mexer com 3D studio max, comecei fazendo um personagem, na minha opinião, talvez por costume, modelar no Blender é bem melhor, provavelmente por causa dos atalhos. Acabei desistindo do 3D studio max quando fui fazer um mapeamento de textura, quando terminei de mapear o personagem pensei: “Puts, eu teria feito isso no Blender em 10 min!!”.
    O que achei bom no 3Dsmax foi só o “Material Library”.
    Talvez eu tenha perdido a paciencia com o programa mto cedo… Talvez não! Mas é assim mesmo, deve-se usar o programa que vc se identifica mais.
    Mas é isso aí!
    Viva o Blender \o/

  6. @Thiago Alves, tenho de discordar

    Pois sinceramente para mim não acho que o Blender tenha evoluído devagar, muito pelo contrário evoluiu de forma muito rápida, principalmente por causa do Google Summer of Code, se comparar a ferramenta hoje com a mesma a três anos atrás verá uma diferença enorme.

    Certo pode até ser que talvez o Blender não esteja preparado para grandes produções, mas é fato que o tempo de produção de uma grande produção não é definido pelo seu modelador, mas pelo seu renderizador, já que o tempo de modelagem e pós-produção é cerca de 20% de todo o trabalho, pois o resto é só renderização, o que realmente é prejudicial para pequenos estúdios, pois o custo acaba sendo alto de renderização, por esta razão não vejo o Big Bucky Bunny como uma sacanagem, eu vejo como um prova de conceito.

    Sendo assim para tornar o blender uma ferramenta viável em uma grande produção só precisará o estúdio querer usar, apenas, mas creio que para mim muitas pessoas não vêem desta forma, a maioria só ver o nome, mas não ferramenta sua aplicabilidade.

  7. Oi pessoal,
    Eu estou em um grande dilema e espero que possam me ajudar. Comecei em 3D com o Lightwave da Newtek.
    Adquiri a versão 9 e fui recebendo os updates gratuitamente até a versão atual 9.6. Uma postura louvável da empresa.
    (Percebi que o programa foi pouco comentado, existe alguma razão especial?)
    Agora o vejo um tanto defasado em termos de interface (parece que sofre com a idade, com procedimentos um tanto arcaicos, que o Modo lida com muito mais naturalidade)
    Bem, meu problema consiste no seguinte: Tenho diante de mim três opções: Lightwave, Modo 3D ou ZBrush.
    Meu objetivo com 3D é ilustração. Não pretendo animar.
    Mas o programa eleito deve ser versátil o bastante para modelar desde produtos até seres humanos, incluindo cenários (de maneira geral).
    Receio investir no ZB e ficar restrito ao objeto sem poder criar cenários. E ainda não conhecer seu render.
    O Modo é muito bom, principalmente para nós de Mac. Mas não permite tantas alternativas e “gambiarras” como o LW.
    Assim, não sei para onde vou.
    O LW promete uma revolução como o projeto CORE, mas não me entusiasmou…
    O ZBrush me encanta quando visito o site e vejo os resultados…
    O Modo parece que promete unificar os outros dois. Mas ainda é promessa…
    Bem, fica a pergunta. Se alguém se dispuser a aprofundar e responder, agradeço.

  8. Nossa fiquei surpreso coma pesquiza e de boa cinema 4d na 4 posicao nossa isso é estranho por que muito facil seus módulos e e completo so peca um pouco n orender ( acho que ainda não sei usar )
    tambem a maxon peca por não o ferecer um canal free para tutoriasi um marketing mais agrecivo apezar da europa so fala C4D ( os usuarios de mac )

    mas olhando os profissionais o 3d max ainda busca uam auto piedade drastica pois o fato e que não querem largar o osso: eu sou contra d euma ferramente generalista demis e muito tecnica: força muito o PC para trabalhar co mo 3d coisa que o belnder, cinema 4d e um pouco do Modo 401 não busca. modo vejo como uma estençao completa d emodelagem só animação na boa não vi ninguém bater o cinema 4d sério. Usa-se 3d max por que todo mundo usa, mas la ven a pergunta: o que fazer como diferencial competitivo se todo mundo usa a mesma ferramenta? bem la vem o houdini ( a agência Psyop usa e é a melhor do mundo ) mas, na minha opinião é complexo, chato enjoado e de boa: em aparencia de render e de modelagem mais cru que o blender sério! pagar mais por menos e sem lógica: prefiro uma extenção como real flow.
    Bem o maya dizem que e muito bom ok ok bossa a parte mas não vi pelo menos na nescessidade de trabalho muito ele. Apezar de evr os tops desta pesquisa fieram um desafio em uma imagem ( lembrame do site acho q foi na CG Society) e gostei dos resultados pelomenos no c4d e do maya apezar de nau mver no houdini. outra coisa: por que nestes pacotes pesadões vc tem que ter ou um v-ray e um maxwell render acho estranho pagar um monte de coisa.
    faz tempo que não escuto em lightware pois será o proximo da lista a ser comprado pela autodesk ou maxon?
    mais uma coisa: o pessoal do blender ta viajando se encontrando com maxon, google, porgramas que sao expert em simplicidade nos programas em interface será que terá inspiração daí ? espero que sim pois no belnder o porblema é que apezar de artistas eles parecem mais tipo maxistas prontos pra pregar: open sourse now!
    abixem a revolucao e de boa mostre o potencial uma comunidade mais unida palestras e tal ao contrario da 3d max que apezar do ego de engenheiroes e arquitetos ( ao qual realmente os usam ) esses sim são o público alvo caras pode ter certeza participação de mercado deles ta ali se não a maxon não teria comprado a archicad ! ai to faalndo d+ bem ainda to novo ja selecionando os programas pra começar a trabalahr e serio seria bo me otimo que allan mostrasse tambem as diferenças mais detalhadas dos bixos grandes ! ta bom mostrando tutoriais diversos mas na boa que tal um desafio tupiniquin? que se garante?

  9. ola bom dia.
    Trabalho com fotorealismo para arquitectura em 3D, gostava de saber qual é o software que acha mais aconselhavél.
    Trabalho com o 3dsMax mas acho-o por vezes mt trabalhoso, existe algum mais aconselhavel?

  10. Boa noite pessoal!
    Preciso fazer umas perspectivas de gôndolas e displays de supermercado para exposição de produtos.
    É um material estático… não tem animação… qual o programa que vcs indicam para esse tipo de trabalho?
    Obrigado.
    Um abraço,
    EDU

  11. Edu, para trabalhar a arte de gôndulas e display de forma estática mas em perspectiva, não é necessário um software 3d, uso o illustrator combinado com photoshop e terá resultados fantásticos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *