O Photoshop é usado para vários fins que vão desde a pós-produção de fotografias e material produzido em softwares 3d como a criação de layouts, para web sites e campanhas publicitárias. Para as pessoas que estão aprendendo ou precisam aprender a usar o Photoshop, para criar peças e arte para publicidade ou web sites, uma das maneiras mais usadas e eficientes de criar material consiste na aplicação de estruturas em Grid. Um grid é aquela estrutura organizada em linhas e colunas, que vemos com freqüência como plano de fundo em softwares 3d e até mesmo no Photoshop. Saber usar de maneira satisfatória os grids é fundamental para qualquer pessoa interessada em trabalhar com design gráfico.

Para ajudar nessa tarefa, um artista e desenvolvedor criou um plugin para o Photoshop CS4 que automatiza a criação de estruturas em colunas, usando as linhas guia do Photoshop. O processo de criação desses plugins agora está bem mais fácil, pois é possível usar o Flash para elaborar os plugins.

gridmaker-photoshop-cs4

O download do plugin para o Photoshop CS4 pode ser feito nesse endereço, siga as instruções na página para instalar o plugin. Basta copiar o material na pasta de plugins do Photoshop CS4 e acessar a ferramenta da pasta de extensões.

Mesmo sendo assunto para pessoas que trabalham com design de interfaces ou material voltado ao mercado publicitário, como peças e material 2D, é importante conhecer esse tipo de material. Os artistas 3D devem agregar conhecimentos de várias áreas do conhecimento, para conseguir aprimorar as suas imagens e trabalhos. Ainda lembro de uma coisa que aprendi na faculdade, mesmo as peças gráficas mais técnicas como desenhos gerados no AutoCAD, podem parecer melhores mais agradáveis ou feios visualmente se não forem bem organizados.

A mesma coisa se aplica a criação de objetos 3d, pois no final os trabalhos desenvolvidos em softwares 3d precisam ser apresentados em interfaces 2D. Seja em web sites ou como parte de uma revista, tudo precisa ser organizado visualmente. Caso você queira aprender mais sobre o assunto, e nunca tenha parado para refletir sobre as vantagens da organização de layouts em Grid, recomendo a leitura desse artigo (em inglês), sobre as vantagens de usar Grids para criar layouts 2D.