Devo confessar que pelas minhas experiências com edição de vídeo nos últimos meses tenho a tendência de indicar para todos que conheço o Final Cut da Apple ao invés do Premiere, mas ainda assim me impressiono com algumas das ferramentas disponíveis no software da Adobe. Uma das ferramentas mais interessantes lançadas junto da versão CS4 foi a possibilidade de trabalhar com a transcrição de áudio direto para texto. Essa é uma ferramenta fantástica, que já havia sido comentada aqui quando falei um pouco sobre o lançamento do Premiere CS4.

Com o lançamento do software já consolidado é possível encontrar algumas demonstrações e tutoriais que mostram em maiores detalhes o funcionamento da ferramenta, e ao que parece a sua eficácia é comprovada. O vídeo abaixo mostra a ferramenta de transcrição em ação organizando os vários clips de vídeo, com base nos textos comentados pelas pessoas entrevistadas nos mesmos.

O autor do vídeo mostra o uso da ferramenta para organizar e selecionar partes do vídeo, mas a parte da transcrição em si não é exibida no tutorial. Ainda acredito que são necessárias pequenas correções nos textos, e o áudio do vídeo precisa estar perfeito para que tudo funcione.

A tecnologia usada para conseguir esse tipo de resultado é muito interessante, pena que ao que parece não há suporte a narração em português, apenas em língua inglesa. Assim como é improvável o lançamento de uma versão do Premiere CS4 em nossa língua. Mas, ainda assim é interessante conhecer a ferramenta, pois esse é um tipo de tecnologia que em breve deve fazer parte de outros softwares.

Quem já trabalhou com edição de vídeos e montagem de clipes de áudio, sabe que a procura e pesquisa por trechos específicos de vídeo consome muito tempo, e requer uma quantidade infindável de anotações e softwares para criar marcações. Com o uso desse tipo de ferramenta, o texto convertido do vídeo se converte e metadata e pode ser usado como base para seleção de trechos e partes do vídeo.

Para os curiosos como eu, uma ótima fonte de informação é a documentação oficial do Adobe Premiere CS4 que comenta um pouco sobre a ferramenta. No help é possível encontrar algumas indicações do funcionamento da ferramenta, como a real necessidade do áudio estar limpo e sem interferências. Ainda é possível encontrar um comentário nos arquivos de help, que indica a existência de bibliotecas que reconhecem outras línguas além do inglês como espanhol. Mas, não há menção ao português.