Demonstração do processo de modelagem para paredes no Blender 3D

No próximo mês devo estar finalmente publicando um projeto que é adiado há quase um ano, o curso de renderização usando o Blender 3D e Indigo. Já faz um bom tempo que anunciei esse curso aqui no blog, mas ele nunca se concretizou devido aos diversos problemas técnicos com a hospedagem dos vídeos. O curso é todo baseado em vídeo e texto, sendo que a parte do vídeo estava me gerando muitas dores de cabeça. A hospedagem no servidor próprio não funciona, alguns usuários me reportaram problemas no carregamentos dos mesmos ou a incapacidade do player em começar a executar o vídeo. Fiz alguns testes com um sistema de armazenamento externo que se mostraram promissores, mas no final do ano passado um novo sistema foi lançado com o atrativo de oferecer os vídeos em 720p. Depois de um curto período de testes, avaliei o resultado que foi muito bom!

Agora já estou gravando o material do curso novamente em alta definição, para que a experiência com o material seja a melhor possível! Todos os vídeos existentes no curso devem ter resolução de 1280 por 720 pixels. Esse semana já estou com 60% do material já reconfigurado para a nova resolução.

Para ter uma idéia de como está sendo o desenvolvimento do curso, montei um vídeo no estilo timelapse em que usei o material da aula 03, sobre modelagem usando edge modeling para arquitetura, como forma de demonstrar a nova resolução. O tempo real do vídeo é de aproximadamente 19 minutos, mas aqui ele foi comprimido para aproximadamente 1 minuto e meio.

Essa é a técnica usada para a maior parte da modelagem, em que arestas são escolhidas e com as ferramentas de modelagem do Blender, os planos são organizados de maneira que o resultado final seja o modelo 3d desejado. Um aspecto interessante em relação ao vídeo, repare que o processo não é linear, pois em alguns momentos do vídeo o modelo 3d é desfeito para que a topologia seja reorganizada e os planos são criados usando outra técnica.

Como o vídeo acompanha uma narração em áudio, estou explicando nesses momentos os diversos problemas e caminhos que podem ser tomados na modelagem, assim com as conseqüências de cada decisão. A técnica escolhida para o curso é a mais apropriada, pois permite controle quase que total sobre os detalhes do modelo, muito necessários para um ambiente representando uma sala com detalhes no forro e nas paredes.

A música usada no vídeo foi retirada do ccmixter.org e está licenciada em creative commons, você pode encontrar o arquivo original aqui.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

8 comentários sobre “Demonstração do processo de modelagem para paredes no Blender 3D”

  1. Legal esse tuto gostaria de ver algo relativo a voodoo tracker
    pois é o motivo de meus estudo. Se puder postar algo agradeço desde já!

  2. Oi Thiago,

    Sim, esse curso será acessado mediante inscrição. Mas, não se procupe que o custo será bem abaixo do que é cobrado em cursos presenciais.

    Abraços

  3. Fiz a inscrição e o pagamento, a confirmação será pelo email? E uma dúvida, posso baixar os vídeos das aulas?

  4. Oi Allan, como eu faço para me escrever no curso? Já tem como? E como eu faço pra pagar?
    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *