A grande maioria dos tutoriais e guias de modelagem avançados para o Maya estão em língua inglesa, mas isso não significa que os artistas 3d talentosos falem apenas essa língua. Um tutorial extremamente completo sobre modelagem 3d com o Maya, foi publicado nos fóruns do foro3d, uma comunidade de artistas 3d que falam espanhol. Para as pessoas que tem dificuldade com o inglês e gostariam de conhecer o processo de modelagem no Maya, o tutorial é uma ótima fonte de informação.

Uma das primeiras coisas que podemos destacar nesse tutorial é a sua riqueza de detalhes, pois mesmo sem estar embasado em vídeo, mas sim em muitas imagens e telas do Maya, o artista nos mostra todo o processo de criação. Na primeira parte do tutorial encontramos o ajuste da fotografia de referencia que serve de guia para a modelagem.

tutorial-maya-2009-modelagem-3d

O objeto tema desse projeto de modelagem é o busto de uma criança, que apenas pela diferença e desafio de modelar um personagem humanóide não adulto já deixa o tutorial interessante. A técnica usada pelo autor na maior parte do tutorial é o edge modeling, em que ele cria meticulosamente os polígonos necessários para montar a topologia do modelo 3d e conseguir a forma da cabeça. A primeira parte abordada no projeto é a criação das órbitas dos olhos que recebem os primeiros polígonos.

Depois que os contornos dos olhos estão criados o autor parte para a criação do nariz e boca. O detalhamento e complexidade desse tipo de técnica fica evidente na edição e união dos vértices do modelo 3d, quando o autor realiza a união entre os vértices dos olhos, boca e nariz. Essa é uma das vantagens em usar esse tipo de modelagem, em que é possível ter controle sobre pequenos detalhes no processo de modelagem.

O tutorial continua e mostra detalhes como a criação da orelha, uma das únicas partes da cabeça que é criada usando curvas. A técnica usada pelo autor para criar a orelha é ao mesmo tempo complexa e eficaz, com o uso de várias curvas e objetos extrudados para criar a topologia da orelha, que depois tem seus vértices soldados na cabeça.

Isso não é tudo! O tutorial ainda mostra a criação dos cabelos e configuração dos mapas e texturas no Photoshop, assim como o ajuste dos shaders no Mental Ray para reproduzir em detalhes a pele humana.

Esse é sem sombra de dúvidas um dos tutoriais mais completos de Maya 2009 publicados esse ano, e para a alegria das pessoas com dificuldade no inglês, está tudo em espahol. Para acessar o tutorial de modelagem com Maya 2009, visite esse link.