Animação no Blender 2.50: Alterando parâmetros de modificadores

Um dos recursos que deve fazer mais sucesso no Blender 3d, entre os usuários mais antigos e que gostariam de animar propriedades dos objetos de maneira rápida, é a possibilidade de animar praticamente qualquer parâmetro no novo Blender. Por exemplo, caso seja necessário você pode alterar o valor da influência ou raio de um determinado modificador ao longo do tempo. Esse é apenas um exemplo do que está vindo no novo Blender. Para demonstrar o funcionamento, ainda em fase experimental do novo Blender 3D, alguns vídeos sobre o uso dessa nova ferramenta foram elaborados para mostrar um pouco do novo sistema. O autor dos vídeos é o Michael Fox, que já tinha publicado um vídeo sobre a interface do novo Blender.

No total são dois vídeos, um deles mostra a animação de um modificador Wave e o outro do Bevel. O autor altera os valores dos parâmetros dos modificadores ao longo do tempo, gerando um efeito que hoje é um pouco complicado de conseguir no Blender.

O que faz esses recursos serem tão esperados? Como é hoje esse tipo de animação no Blender?

Para trabalhar com animações como essas no Blender, é necessário usar uma série de recursos e pequenos truques baseados na animação de Shape Keys para deformar os objetos ao longo do tempo. O resultado final da animação é o mesmo, mas o caminho para chegar até o movimento final é um pouco mais trabalhoso.

Outros softwares já contam com esse tipo de recurso, como no caso do 3ds Max que permite que praticamente todos os parâmetros nas barras de ferramentas sejam animados. Se você é usuário do 3ds Max, basta acionar o botão Autokey e depois mover a timeline e alterar os valores em posições diferentes do tempo para que o objeto receba a animação.

Nos vídeo apresentados, podemos conferir também o novo editor de curvas do Blender, o antigo IPO Curve Editor e também o novo outliner que pode selecionar e navegar por mais objetos. Como ainda é cedo para adotar essas ferramentas, pois até mesmo as versões de teste são escassas e instáveis, só nos resta esperar pelo lançamento do software que deve acontecer no segundo semestre desse ano.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 comentários sobre “Animação no Blender 2.50: Alterando parâmetros de modificadores”

  1. Muito interessante, lembro de uma versão de anos atrás que introduzia modo de seleção por face e arestas, então eu pensei comigo “Caramba! o Blender não tinha isso!?
    Não quero ofender ou desmerecer o esforço dos codificadores, mas isso ja devia ter sido implementado há muito tempo, é como esse Bevel que altera todas as arestas do cubo , é brincadeira… ou malha que permite ngons (é assim que se chama?) até o Wings3d possui esse recurso, apesar de dizerem que é desnecesário, que pode dar problemas ao animar personagens, etc. Porque não implementan o recurso e deixam o usuário decidir usa´-lo ou não.
    Vejo com bons olhos essa (lendária) versão 2.50, porque acho que oque o Blender precisa mesmo é um código mais fácil de manter e melhorar, dai veremos cada vez mais projetos sendo concluidos no Blender.
    Abraço a todos e sucesso para o nosso “liquidificador”.

  2. já vi esse recurso na game engine…..
    mas, não acho nada arrespeito de como introduzir…….

    se souber tem como dar um toque…..vlw!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *