Clicky

Bonzai 3D: Software derivado do Form-Z promete competir com SketchUp

Os artistas e profissionais que trabalham com modelagem 3d e animação para o mercado de maquetes eletrônicas deve recordar de um software chamado Form-Z. Esse software foi muito usado, principalmente no mercado americano e por escritórios de médio porte para elaborar modelos 3d e renderizar o material usando renderizadores externos. Ainda hoje é possível encontrar muitos escritórios que ainda usam essa ferramenta, por isso empresas como a NexLimit que desenvolve o Maxwell Render criam e mantém plugins para integrar o seu sistema de renderização externo ao Form-Z. Mas, como é de se esperar e pela pouca evidência que essa ferramenta tem em comunidades de artistas e profissionais que trabalham com visualização, hoje ele está sendo pouco usado.

Para tentar retomar uma boa base de usuários a Autodesys, empresa que desenvolve e mantém o Form-Z está criando um novo software de modelagem que promete um novo conceito em facilidade e criação de geometria em 3d. Esse novo software se chama Bonzai 3D e promete rivalizar com o SketchUp. A rivalização com o SketchUp é evidente, pois assim que assistimos os vídeos de demonstração do software que ainda está em estágio beta, percebemos que a interface e sistema de modelagem são muito semelhantes ao oferecido pelo SketchUp.

A idéia e conceito por trás do Bonzai 3D é permitir uma criação e modelagem 3d mais intuitiva e rápida, direcionada especificamente para o mercado de visualização de projetos arquitetônicos.

bonzai3d-modelagem-arquitetura.jpg

Se você tiver disposição e curiosidade para conhecer a nova ferramenta, o software pode ser copiado de maneira gratuita na sua fase beta, para ter acesso basta visitar esse link e se cadastrar. E para conhecer um pouco mais sobre o Bonzai 3D, sem a necessidade de instalar o software é possível assistir e copiar vários vídeos de demonstração nesse endereço.

Os vídeos abordam os seguintes assuntos e tópicos sobre o Bonzai 3D:

  • Ilustração e desenho
  • Navegação em 3D
  • Seleção de objetos
  • Transformações
  • Controles e elementos na interface
  • Modelagem com precisão usando o Grid e Snap
  • Usando guias
  • Modificando topologias e remodelando
  • Criando seções
  • Edição de linhas

Nos vídeos é possível perceber de maneira clara as semelhanças entre o Bonzai e o SketchUp, mas ainda não está claro como é a estratégia da Autodesys, para competir com o SketchUp que tem muita qualidade em termos de usabilidade e é gratuito. Só com o lançamento oficial é que a estratégia do Bonzai 3D deve ficar clara.

Por enquanto, fique com os tutoriais sobre o software e caso tenha curiosidade em conhecer o Form-Z, aqui é possível encontrar uma vasta coleção de tutoriais e demonstrações em vídeo sobre a ferramenta também.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 Comentários

  1. Bonzai 3D « netCAD 3D 10/03/2009 em 7:13 pm

    […] clipped from http://www.allanbrito.com […]

  2. Eduardo Moura 14/07/2010 em 8:18 pm

    Obrigado pela oportunidade. Eu gostaria muito de experimentar o BONZAI 3D. O que posso fazer para consegui-lo?

Deixar Um Comentário