A cada dia aparecem mais exemplos de softwares 3d que usam o poder das GPUs atuais para facilitar o trabalho de modelagem e manipulação de objetos em 3D. A Autodesk disponibilizou mais um vídeo de demonstração sobre o 3ds Max 2010 que mostra exatamente isso, o software usando o poder de uma placa de vídeo para auxiliar na visualização. Para quem não está acostumado com o uso de placas de vídeo potentes na visualização em 3d deve ficar impressionado com a demonstração. O vídeo demonstra o uso de Metasl diretamente na viewport do 3ds Max, como forma de mostrar a integração do software com essa poderosa tecnologia de representação de shaders.

O Metalsl faz parte do Mental Mill, que foi desenvolvido pela Mental Images para aproveitar o poder e recursos avançados das GPUs modernas. Nesse caso a Autodesk incorporou o recurso ao 3ds Max 2010 para possibilitar esse tipo de visualização na Viewport:

3ds-max-2010-metalsl-viewport.jpg

Sim, essa imagem que você está vendo é o modelo 3d em Shade mode na Viewport do 3ds Max, Isso é possível graças ao uso de uma placa de vídeo como a EVGA GeForce 9800 GTX usada na demosntração. O mais interessante é que no vídeo publicado pela Autodesk, um artista 3d usa as ferramentas de modelagem do software para deformar e moldar a forma dos objetos, com a resposta em tempo real na Viewport.

Agora, não sei se foi apenas aqui no meu vídeo, mas na reprodução de animação o sistema pareceu um pouco lento e não fluía tão bem como era de se esperar.

Com o crescente aumento na quantidade de softwares e a imensa vantagem em usar esse tipo de recurso para economizar no tempo de render, talvez seja o momento certo de investir em placas de vídeo poderosas. Muita gente me pergunta sobre modelos de placas para trabalhar com visualização 3d e recursos avançados, pois a placa usada na demonstração é um bom exemplo de hardware que não é tão caro assim. Pelo que pude pesquisar na web, encontrei algumas dessas placas custando algo em torno de seiscentos reais. Para conseguir esse tipo de visualização antes do render, o preço está mais que razoável.