Assim como o Blender 3D 2.50 continua sendo preparado para o segundo semestre desse ano, vários projetos paralelos continuam sendo apresentados a comunidade de usuários. Entre esses projetos apareceu um que estava esquecido, pelo menos não tinha sido atualizado nos últimos meses que é o novo sistema de modelagem B-Mesh. O deselvolvedor do B-Mesh já conseguiu portar o código do sistema para as versões iniciais do Blender 2.50. Para mostrar um pouco mais do avanço desse projeto, um vídeo do B-Mesh integrado a nova interface e funcionalidades do Blender 3D 2.50 foi publicado no Youtube, mesmo sendo breve o material dá um pouco de esperança que possamos usar o novo sistema de modelagem no novo Blender:

Mas, o que é o B-Mesh? Esse sistema pretende flexibilizar o processo de modelagem no Blender, permitindo o uso de N-Gons nos modelos 3D. Se você já usou o Blender 3D já deve ter percebido que ele suporta apenas faces triangulares e quadradas. Com o B-Mesh poderemos usar faces com mais de quatro lados, que são chamadas de N-gons. Repare que no vídeo de demonstração o autor seleciona uma série de vértices no centro do cubo subdividido e exclui os mesmos, resultando em uma face com grande quantidade de lados. Se isso fosse realizado no sistema atual do Blender, o resultado seria um buraco na malha do objeto.

Outro projeto que promete elevar a qualidade dos renders feitos no Blender 3D. Você deve estar lembrado do farsthary, o responsável pela criação do sistema de volumetria do Blender e que tinha planos para converter o render interno no software para que o mesmo use algoritmos do tipo Unbiased como o Indigo e o Maxell Render. Ao que parece o farsthary foi contactado pela equipe do LuxRender que é um renderizador Unbiased de código aberto.

A proposta era bem simples e consistia em incorporar o LuxRender ao Blender 3D, para que as renderizações possam ser realizadas de maneira nativa. A vantagem em usar um render como o LuxRender é a qualidade e fidelidade da iluminação ao que acontece no mundo real. Hoje o LuxRender tem plugins para se integrar com o Blender 3D e vários outros softwares, mas a incorporação do seu código ao Blender seria um grande salto de qualidade, sendo inclusive o melhor caminho para a própria comunidade, pois o trabalho desenvolvido pela equipe do renderizador poderia ser aproveitado no Blender 3D.

Assim como todas as notícias ligando o desenvolvimento do Blender 3D, precisamos esperar e torcer para que os projetos se concretizem. Ainda temos o SoC 2009 do Google que deve trazer mais novidades também! Esse será um ano movimentado para o desenvolvimento do Blender 3D.