A Adobe acaba de lançar um guia para o InDesign CS4 com o foco direcionado aos artistas que já tenham conhecimento no QuarkXPress. O material é semelhante a uma apostila para o InDesign, com conteúdo bem resumido e objetivo, que tem como objetivo claro fazer os artistas e designers gráficos migrarem para o InDesign CS4. Caso você não tenha nenhuma experiência com o QuarkXPress, o guia também pode ser útil para conhecer o funcionamento do software de diagramação eletrônica da Adobe.

Como o documento é organizado para apresentar o InDesign de maneira rápida e com o foco voltado para as principais ferramentas de produção, o material se torna bem atraente até mesmo para os que já são usuários do software.

Adobe-Indesign-CS4-guia-gratuito.png

Entre os assuntos abordados no material, podemos encontrar tópicos como:

  • Os 25 principais atalhos para melhorar a produtividade no InDesign
  • Como criar documentos e adicionar gráficos e imagens
  • Formatação e configuração de tabelas nos documentos
  • Adicionando efeitos criativos em objetos e formas vetoriais
  • Técnicas importantes de diagramação e como fazer para realizá-las no InDesign
  • Criando documentos virtuais interativos com os recursos integrados do Flash

O guia está disponível de maneira gratuita no web site da Adobe no formato PDF, sendo recomendado para todos que se interessam por design gráfico. Mesmo que a sua especialidade seja computação gráfica 3D, essa é uma ótima oportunidade para conhecer o funcionamento de um software de diagramação, pois ele é um dos pontos finais do trabalho de renderização para imagens estáticas. O processo é semelhante ao que acontece com a edição de vídeo para os animadores, mesmo não sendo a sua especialidade trabalhar nessa área em especial, o conhecimento de alguns detalhes técnicos facilita o diálogo com os profissionais e possível equipe na qual você venha a trabalhar.

O conhecimento no InDesign ajuda a dialogar com gráficas e pessoal responsável pela publicação de revistas e material impresso. No final do documento ainda temos outro guia muito bom de recursos e web sites que falam sobre o uso do InDesign, para os mais variados fins e usando os recursos avançados da versão CS4, como os vídeo de tutoriais disponíveis na Adobe TV.