O sonho de todos os artistas 3d é poder elaborar os seus modelos 3d, cenários e animações para que depois de pouquíssimo tempo as suas imagens estejam renderizadas. Todos que começam a trabalhar nessa área acabam estranhando um pouco a demora com que algumas cenas são renderizadas em softwares 3d, principalmente quando o contato é feito com os renderizadores chamados de Unbiased, que demoram ainda mais. Hoje já existem diversas tecnologias e recursos para acelerar o processo de renderização das imagens, com vontade e recursos financeiros suficientes é possível montar uma pequena render farm para distribuir a renderização em vários processadores.

Mas, como esse tipo de recursos financeiro é difícil de conseguir para a maioria das pessoas, o melhor mesmo é otimizar a cena e o uso do hardware para conseguir bons resultados.

Uma nova tecnologia foi anunciada na semana passada por uma empresa chamada Caustics Graphics, que promete acelerar em muito o uso dos recursos e render usando Raytracing. Como eles pretendem fazer isso? A solução proposta é a adoção de placas de vídeo com tecnologia e recursos otimizados para gerar imagens.

Na maioria das placas de vídeo hoje a tecnologia é direcionada para a visualização em tempo real, e não para a criação de imagens renderizadas. A proposta é usar a placa de vídeo associada a um software que formam o Caustic RT.

Quer ver a placa de vídeo? Esse é um vídeo de demonstração em que uma pessoa manuseia a placa:

Apesar de ser rápido o vídeo permite ter uma idéia de como é a placa.

O que eles já fizeram até agora? Bem, pouca coisa foi exibida ainda sobre a empresa em termos de produção, mas a incorporação de uma empresa famosa na área de renderização, chamou a atenção da comunidade de artistas na semana passada, junto com o anuncio dessa tecnologia.

A Splutterfish que desenvolve o Brazil R/S foi oficialmente incorporada a Caustics Graphics. O Brazil é um renderizador poderoso do 3ds Max e Rhino 3D, com excelentes capacidades de gerar imagens com qualidade fotográfica.

Já é possível testar o sistema da Caustics Graphics? Ainda não, pois o produto final deles será lançado apenas em Abril. Mas, com o material e dados exibidos no web site deles é possível ficar curioso sobre a tecnologia. Espero que consigam cumprir o prometido e acelerar significativamente o tempo de render.