O trabalho de um artista 3d pode envolver diversas atividades, como a criação de animações e até mesmo a participação em processos de desenvolvimento de produtos. No desenvolvimento de produtos e até mesmo personagens, existe uma técnica muito difundida de renderização que consiste na simulação de um estúdio fotográfico. Essa técnica é chamada de renderização de estúdio e pode ser desenvolvida com praticamente todos os softwares e renderizadores. Aqui no blog mesmo já mostrei vários tutoriais sobre renderização e ajustes para a criação de ambientes que simulam estúdios com Mental Ray, Indigo e outros. Mas, ainda não havia comentado muito sobre a criação desse tipo de ambiente para o Blender 3D.

Na semana passada enquanto estava navegando por web sites de tutoriais sobre o Blender, encontrei um tutorial que fala exatamente desse tipo de configuração para o Blender, usando as luzes e render interno do software. A configuração usada pelo artista é relativamente simples, e consiste apenas no posicionamento estratégico de alguns pontos de luz ao redor de um objeto. O vídeo pode ser assistido logo abaixo, e ainda é possível fazer o download de uma versão em boa qualidade no formato MOV, acessando esse link.

No tutorial que começa um pouco parado o autor nos mostra o processo de configuração das luzes e também dos materiais associados ao objeto, para que o ambiente seja representado de maneira semelhante a um estúdio fotográfico. Nesse caso o objetivo é mostrar um exemplo de modelo 3d para uma cadeira de design, que usa muito cromado e outros elementos que se destacam na imagem com ambiente de estúdio.

O posicionamento das luzes é que realmente chama a atenção no tutorial, em que o artista faz um verdadeiro cubo de luz ao redor do objeto. Em praticamente todos os lados do objeto 3d foram posicionadas luzes do tipo área, formando um plano emissor de luz que envolve todo o objeto.

No final do vídeo o efeito conseguido com o tutorial é bem interessante e mostra de maneira razoável, como é posível conseguir imagens de excelente qualidade no Blender 3D, mesmo sem usar renderizadores e recursos avançados de raytracing disponíveis em softwares como o YafaRay e Indigo.