Análise do livro Blender Gamekit segunda edição

Depois de uma longa espera pela chegada da minha última compra na loja da fundação Blender, finalmente essa semana a minha cópia do Blender Gamekit segunda edição chegou. Só para que você tenha uma idéia, o pedido foi feito assim que o livro foi lançado, no final de dezembro. Ao que parece existe algum tipo de problema com encomendas enviadas para Recife, pois não é a primeira vez que esse tipo de coisa acontece. Conheço pessoas que moram em São Paulo e fizeram o pedido na mesma época e receberam o livro em até três semanas. Bem, mas o importante é que o pessoal da Fundação Blender prontamente detectou o problema e enviou outro livro. Apesar da demora, ainda continuo comprando material na loja deles, pois é uma das maneiras de financiar o Blender 3D.

Mas, como é o livro? Ainda não tive tempo de ler o material todo, mas posso dizer que é um excelente guia para quem já tem noções básicas de Blender e conhece um pouco de Python.

Blender Gamekit Segunda Edição

Digo isso pela maneira com que o material é organizado. O livro está organizado em três grandes blocos:

  1. Parte 1: Introdução ao desenvolvimento de jogos e o Blender 3D
  2. Parte 2: Tutoriais básicos, intermediários e avançados de criação de jogos no Blender
  3. Parte 3: Introdução e guia de referência sobre a Game Engine do Blender 3D

A parte que explica o funcionamento da Game Engine está no final do livro! Sim, antes mesmo de abordar o funcionamento da Game Engine e explicar o que são os blocos de lógica, o livro já parte direto para tutoriais e mistura conceitos básicos e avançados sobre criação de jogos.

Blender Gamekit Segunda Edição

Outro ponto que merece ser mencionado é o uso de scripts em Python ao longo do livro, pois em nenhum momento é feita introdução a programação. Por exemplo, para explicar alguns conceitos e funcionamento da Game Engine são dados exemplos de como é possível manipular propriedades com blocos de lógica e com Python. Se você nunca teve contato com linguagens de programação, talvez o material até seja um pouco desanimador.

De maneira geral o livro é muito bom, sendo bem explicativo na parte da Game Engine. Só o capítulo sobre as referências dos blocos de lógica já valem o preço dele. Mas, para pessoas sem experiência com o Blender e talvez Python, é bom ir com calma. Para comprar o livro é só visitar esse endereço no web site da Fundação Blender.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 comentários sobre “Análise do livro Blender Gamekit segunda edição”

  1. Tenho interesse em comprar esse livro, mas esperar 3 meses+ pra chegar aqui em João Pessoa é tenso :S

  2. E aí allan tudo blz? Muito show seu blog… estou com skp 7 e o v-ray.
    Quando mando fazer o render com saídas padrões vai tudo blz… mas quando aumento a resolução para as outras que tem la no “output” a imagem sai toda preta.
    Desejo uma imagem com resolução de 2048 X 1536
    O que que rola que ta dando isso?

  3. E aew Allan beleza, eu sou iniciante no Blender, e estou começando a fazer alguns testes com a GE, para fazer um game, você poderia postar alguns tutoriais, ensinando como fazer um game de 1ª pessoa, e talz como um objeto criar e lançar outro objeto, são algumas das minhas duvidas, e é claro a IA eu não seu como fazer! vlws

  4. Oi Allan.

    Queria só reforçar como eu acho este livro uma excelente aquisição. Eu ja tive a oportunidade de lê-lo inteiro no natal (estou devendo um review :p) e achei incrível como eles conseguiram botar tanta informação interessante no livro.

    Além disso o livro é ricamente ilustrado em papel de altíssima qualidade e impresso em cores vivas (todas as páginas são coloridas).

    É o tipo de livro que adoraria ter ao meu lado quando comecei a mexer com a Game Engine, e mesmo hoje em dia uma excelente fonte de referência e de informação.
    (eu considero os capítulos sobre o Yo Frankie e Networking tópicos bem avançados inclusive).

    Vale a pena a espera e o dinheiro. É investimento com retorno garantido 🙂

  5. Gostaria de saber quanto custa cada edição do livro Blender Gamekit ?
    Obrigado!

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