Depois de uma longa espera pela chegada da minha última compra na loja da fundação Blender, finalmente essa semana a minha cópia do Blender Gamekit segunda edição chegou. Só para que você tenha uma idéia, o pedido foi feito assim que o livro foi lançado, no final de dezembro. Ao que parece existe algum tipo de problema com encomendas enviadas para Recife, pois não é a primeira vez que esse tipo de coisa acontece. Conheço pessoas que moram em São Paulo e fizeram o pedido na mesma época e receberam o livro em até três semanas. Bem, mas o importante é que o pessoal da Fundação Blender prontamente detectou o problema e enviou outro livro. Apesar da demora, ainda continuo comprando material na loja deles, pois é uma das maneiras de financiar o Blender 3D.

Mas, como é o livro? Ainda não tive tempo de ler o material todo, mas posso dizer que é um excelente guia para quem já tem noções básicas de Blender e conhece um pouco de Python.

Blender Gamekit Segunda Edição

Digo isso pela maneira com que o material é organizado. O livro está organizado em três grandes blocos:

  1. Parte 1: Introdução ao desenvolvimento de jogos e o Blender 3D
  2. Parte 2: Tutoriais básicos, intermediários e avançados de criação de jogos no Blender
  3. Parte 3: Introdução e guia de referência sobre a Game Engine do Blender 3D

A parte que explica o funcionamento da Game Engine está no final do livro! Sim, antes mesmo de abordar o funcionamento da Game Engine e explicar o que são os blocos de lógica, o livro já parte direto para tutoriais e mistura conceitos básicos e avançados sobre criação de jogos.

Blender Gamekit Segunda Edição

Outro ponto que merece ser mencionado é o uso de scripts em Python ao longo do livro, pois em nenhum momento é feita introdução a programação. Por exemplo, para explicar alguns conceitos e funcionamento da Game Engine são dados exemplos de como é possível manipular propriedades com blocos de lógica e com Python. Se você nunca teve contato com linguagens de programação, talvez o material até seja um pouco desanimador.

De maneira geral o livro é muito bom, sendo bem explicativo na parte da Game Engine. Só o capítulo sobre as referências dos blocos de lógica já valem o preço dele. Mas, para pessoas sem experiência com o Blender e talvez Python, é bom ir com calma. Para comprar o livro é só visitar esse endereço no web site da Fundação Blender.