Existem alguns tipos de objetos que apresentam ao mesmo tempo beleza estética e também na parte da modelagem 3d, como é o caso da armadura desenvolvida para o filme do Homem de ferro, em especial o seu capacete. Se você já assistiu o filme, pelo menos uma foto do personagem, deve lembrar de como a armadura do personagem tem uma aparência estética interessante, simples em termos de detalhes e ao mesmo tempo com curvas e superfícies complexas. Sei que fica um pouco confuso explicando assim, mas se compararmos o personagem com outros tipos de robôs, fica fácil perceber o quanto o conceito usado na armadura de simplicidade é ao mesmo tempo rico em termos de design.

Para os artistas 3d que gostariam de um desafio interessante de modelagem, essa semana foi publicado um tutorial que mostra o procedimento necessário para modelar, apenas o capacete do personagem, usando nada mais que técnicas básicas de subdivisão. O autor do tutorial se chama Bracer Jack, e o tutorial de modelagem 3d pode ser conferido na íntegra no seu web site.

tutorial-modelagem-3d-capacete.jpg

O tutorial apresenta várias vantagens e pontos positivos na criação, pelo fato de usar apenas técnicas de subdivisão e também pela organização da topologia. Apesar de usar o 3ds Max para fazer boa parte da modelagem, ao observar a seqüência de imagens do tutorial, encontramos nada menos que nenhum N-Gon no modelo 3d. Sendo assim, podemos dizer que os edge loops do modelo 3d estão bem organizados e distribuídos, todos com começo e fim definidos. O que é sinal de habilidade e organização na modelagem 3d.

Como as técnicas de modelagem poligonal podem ser reproduzidas em praticamente qualquer software 3d, o tutorial pode ser seguido e adaptado em praticamente todos os softwares 3d. No final do tutorial o autor ainda mostra o resultado do modelo com o uso de texturas e imagens para simular o uso do objeto, com ranhuras e outros detalhes.

Para ajudar ainda mais as pessoas interessadas em reproduzir o modelo 3d, o autor ainda disponibilizou para download os desenhos e esquemas técnicos usados por ele para realizar a modelagem. Portanto, você pode copiar as referências de modelagem usadas por ele, para colocar como plano de fundo do seu software 3d.

Esse é um excelente exercício de modelagem 3D, sem mencionar o resultado final, que é muito legal.